sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1127 - SANTIDADE AO SENHOR - 04 - SANTIDADE NOS PENSAMENTOS

 memórias literárias - 1127 - SANTIDADE AO SENHOR - 04 - SANTIDADE NOS PENSAMENTOS

1127

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Como são os pensamentos na vida de quem busca a santificação?

 

Ninguém pode ser santo, separado para Deus, sem que primeiro tenha entregue o seu coração a Jesus Cristo. Assim está escrito: A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Rm 10:9). A salvação é algo que começa com uma decisão, e segue ao longo da vida num processo de transformação diário, chamado também de santificação. O crente a cada dia vai sendo transformado em alguém mais parecido com o Senhor.

 

Como são os pensamentos de alguém que busca a santificação? Em quê devemos pensar?

 

O mundo nos dá um leque de possibilidades, de oportunidades de gastar os nossos pensamentos. Há aqueles que vivem a pensar em política. O sol nem nasceu e estão a consultar mídias que informam o que o presidente falou, o que o deputado respondeu, o que o governador decidiu, o que o partido considerou. Ele vive e respira política.

 

Outros gastam o tempo a pensar em esportes e outras futilidades. Durante alguns meses ele acompanha o desenvolvimento do seu time de futebol. Os jogadores que ganhavam dinheiro no time adversário são contratados pelo seu time e podem levar a vitória, mas ele não atenta que isto tudo é apenas negócio, que ninguém de fato vestiu a camisa. Então ele gasta dinheiro com ingressos, com camisetas, com objetos, com festas. Às vezes o time vence e ele quase morre de alegria. Outras o time perde e ele entra em depressão, já a planejar o próximo campeonato. E sua vida caminha assim, sem sentido algum, sem relevância nenhuma, pois um troféu nunca mudou a vida de ninguém, a não ser de quem ganhou dinheiro com isso.

 

Há quem gaste o tempo com a mídia social. Não perdem uma fofoca, um comentário, uma novidade, uma notícia. Tais pessoas vivem em função das matérias que encontram. Eles não vivem as próprias vidas, mas as dos outros. E assim continuarão até morrerem, descobrindo a futilidade das razões que o conduziram.

 

Como o crente gasta os seus pensamentos? Encontramos o seguinte na Bíblia: Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; (Cl 3:2). Segundo o Novo Testamento o crente deve pensar no Céu, nas maravilhas que ali encontrará. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (Sl 1:2); Também diz que a mente do crente pensa na Lei de Deus, nos ensinos encontrados nas páginas da Bíblia, nos exemplos que viu naqueles que são citados no Velho Testamento, nos heróis da fé, nos ensinos do Senhor e dos apóstolos no Novo Testamento. A mente do crente está sempre focalizada na Bíblia. Quem faz isso enche o coração e a alma das coisas de Deus e haverá de colher grandes ganhos para a sua vida e futuro.

 

Além disto o crente é chamado para cultivar bons pensamentos, não dando guarida às coisas que não edificam, que causam medo, que fomentam dúvidas ou que trazem depressão. Vejam só que lemos neste trecho: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Fp 4:8).

 

Salomão, em toda a sua sabedoria, chegou à seguinte conclusão: Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo. (Pv 23:7). Salomão está falando de alguém ruim, mas cita uma verdade: somos o que imaginamos. Em vista disto, à luz do que lemos em Filipenses, somos orientados a pensar em coisas boas, a termos boa expectativa da vida, e, com isso, colheremos em nós e ao nosso redor coisas maravilhosas e boas. Se nos imaginarmos como seres de segunda categoria, criados para o fracasso e para a doença, repletos de defeitos e de acidentes, feitos para o desastre e para a infelicidade, é isso que obteremos da própria vida. Jesus disse: Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou. (Mt 8:13). Como creste seja feito! Que maravilhosa expressão! Se eu crer no que a Bíblia diz a meu respeito, de que sou um pecador, mas alcançado pelo amor do Pai, tendo Cristo a morar em mim, o Espírito Santo a me guiar, então eu confiarei que Ele dirige a minha vida, que me dá de Sua graça e que me conduzirá à vitória e à alegria diárias. Um versículo que me acompanha por toda a vida é o do Salmo 27.13: Eu sei que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Sim, este texto me traz alegria e esperança e tenho visto a mão de Deus em todos os aspectos de minha vida.

 

Prezado ouvinte, tenha também pensamentos santos, limpos, puros, centrados em Deus, fundamentados na Bíblia, pensamentos felizes e alegres, regados pela santa esperança. Que Deus nos abençoe. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...