sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1085 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 017 - CONSERVES A DISCRIÇÃO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 017 – CONSERVES A DISCRIÇÃO

 
1085
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Assim está escrito em Provérbios 5.2: “Para que conserves a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento”. Versões modernas não dão a ideia original da palavra discrição, mas a antiga versão tira-teima, chamada Versão Brasileira, define perfeitamente o sentido deste versículo: discrição.
 
E o que é isso? É o ato de não ficar exposto à toa diante de todos e a qualidade de saber comportar-se diante dos demais. Uma pessoa que possua discrição é comedida, é elegante, não fala alto para que todos a ouçam, não busca exibir-se e, quiçá exibir a sua própria ignorância e mediocridade. Pelo contrário, é reservado, é respeitoso, é absolutamente digno em seu comportamento.
 
Nos dias atuais a discrição deu lugar ao exibicionismo medíocre das fraquezas humanas. Com o advento dos canais de internet todo mundo se considera um astro, um ator, um diretor, um professor, um mestre, um oráculo. Filmam tudo, exibem tudo, falam de tudo e estragam tudo. Pessoas há que exibem toda a privacidade de seus lares, seus quartos, suas famílias, suas conversas íntimas. Não preservam a si próprias, não respeitam mais qualquer barreira de acesso àquilo que é público e as coisas que devem ser privadas. Então assistimos perplexos os palavrões, os atos chulos, as palavras tolas e o festival de barbaridades que a mídia nos traz.
 
Quem precisa mostrar demais muitas vezes tem coisas a menos. Quem precisa dar, como dizem, carteiradas, isto é, apresentar-se como autoridade, dizer quantos cursos possue, quais as funções exercidas e as pessoas influentes que conhece, geralmente não são mais do que um grande blefe, uma grande fraude. Os verdadeiros sábios sabem manter o silêncio no vozerio confuso e só falar quando for a hora e o momento certo. Quem tem o que falar costuma ser conciso e certeiro. Quem tem a sabedoria de Deus fala mais com a prática do que com a prédica. O silêncio respeitoso e modesto diz mais de alguém do que o voluptuoso e estridente falatório. Em Tiago 1.19 lemos: “Todo homem seja ... tardio para falar”.
 
Prezado ouvinte, está na hora de manter a compostura, de ter discrição, de não chamar a atenção para si próprio. Pastores precisam apontar para a glória de Deus e as virtudes de Cristo, não para os seus cursos e currículos extensos, julgando-se muito cultos. A verdadeira cultura não está na quantidade de diplomas, mas no bom uso que se faz do ensino recebido. Que todos nós sejamos bons praticantes da sabedoria, discretos e íntegros, verdadeiros cavalheiros do Reino de Deus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...