sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1073 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 005 - A SABEDORIA VEM DE DEUS

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 005 – A SABEDORIA VEM DE DEUS

 
1073
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Lemos assim em Provérbios 2.6: “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento”.
 
Ser sábio é mais do que ser culto. Há muita gente culta que não é sábia. Eles possuem graduação internacional, sabem falar diversos idiomas, conseguem desvendar as mais difíceis fórmulas matemáticas e são capazes de construir robôs e máquinas que só faltam viver. Porém, quando são confrontados com a sua vida pessoal, a sua vida moral, a sua vida familiar, a sua vida física, são um autêntico desastre. Sabem falar idiomas de toda espécie, mas não são capazes de conversar com os filhos numa linguagem compreensível para ambos. São capazes de encantar uma plateia atenta, mas não conseguem captar a atenção de um cônjuge. São eficazes em dar a solução a problemas econômicos e políticos, mas não conseguem solucionar um simples problema de desentendimento doméstico.
 
Vejam-se os criadores da internet, dos computadores pessoais e dos smartphones, os telemóveis e celulares. Leia sobre a biografia de cada um deles. Os motivos pelos quais criaram as tecnologias não foram nem de longe motivados pelo altruísmo, pelo bem da humanidade ou por uma boa administração de suas vidas pessoais. Foram planos de enriquecimento, de domínio, de poder, de superação dos concorrentes, de combate contra inimigos empresariais. Agora avalie a vida pessoal, privada, deles. Fornicação, divórcios, recasamentos, vidas solitárias, filhos privados do convívio com os pais unidos, disputas de herança. Eu pergunto: isto era a verdadeira sabedoria?
 
A autêntica sabedoria vem de Deus. Ele é quem dá o entendimento e a graça para colocar em prática aquilo que é certo. Às vezes uma palavra certa, dita na hora certa e no momento certo pode mudar uma existência, salvar uma vida, transformar uma nação. Às vezes uma decisão sábia pode evitar um acidente, tornar algo lucrativo ou evitar uma enfermidade. E tal discernimento só tem uma fonte: Deus. É Ele quem o dá a quem O busca de todo o coração. Quem ouve a voz de Deus, lendo a Sua Palavra e estudando o evangelho de Jesus Cristo consegue ouvir e discernir a voz de Deus no meio de tantas vozes antagônicas em nossa sociedade e em nossas mentes. A voz de Deus é mansa e suave. A voz de Deus é definida e clara. A voz de Deus não se contradiz. Ele nos ensina a fazer as melhores escolhas e a seguir o caminho melhor para vida. Prezado ouvinte, que tal buscar agora o entendimento da parte de Deus? Busque-o. Certamente o encontrará. Que o Senhor nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...