domingo, 3 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1155 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 11 - A FÉ QUE RESTAURA

 memórias literárias - 1155 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 11 - A FÉ QUE RESTAURA

 

1155

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  Estas reflexões fazem parte da série A FÉ QUE FAZ VIVER e hoje pensaremos no tema A FÉ QUE RESTAURA.

 

Há muito tempo escrevi sobre o bambuzal que havia entre a casa de meu avô João Paulino de Araújo e a casa de meu tio Pedro Paulino de Araújo. Uma distância de 400 metros. Seguia ao lado da estrada com inúmeras taquaras de bambus. Nos dias de calor era gostoso ficar debaixo de sua sombra, pois era fresca e úmida. Quando o meu avô e o meu tio faleceram as terras foram vendidas para um proprietário que destruiu tudo, transformando o local em pasto. Acabou com o bambu. Por dez anos a estrada ficou descoberta, sem o menor vestígio do que fora um dia. Contudo, bem no lugar anterior, alguns brotos de bambu surgiram. Aos poucos eles tomaram conta do espaço e hoje, para a alegria de quem conheceu a estrada antigamente, o bambuzal está quase do mesmo jeito anterior. Dez anos debaixo da terra não foram suficientes para mata-lo.

 

Assim também é a vida de quem tem a fé em Jesus Cristo e firma-se nas promessas da Palavra de Deus: ele pode padecer grandes e profundas privações, e pode, inclusive, cair em sua produtividade. Se a sua fé for verdadeira, ele soerguer-se-á e novamente terá grandes bênçãos da parte do Senhor.

 

Foi assim com Jó. Ele perdeu tudo: seus bens, seus filhos e sua saúde. Só não perdeu a sua fé. Disse ele, convicto: Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. (Jo 19:25). Após tamanha luta e aflição, Deus não apenas curou-o de suas enfermidades, como aumentou em muito o seu patrimônio anterior, dando-lhe longevidade, bens e família numerosa. Diz o texto que o seu último estado foi muito melhor do que o primeiro.

 

Não me esqueço do dia em que preguei na Igreja Batista de Pinheiros. Uma senhora vendia, após o culto, cocadas a um real cada uma. Disseram-me que, após vinte anos a fazer isso, ela construíra 4 casas, uma para cada filho, e agora estava a terminar a sua. Viúva e com muitos filhos, não tinha nenhum seguro e o esposo não deixou nada para suporte. Ela teve que encontrar sozinha um caminho para o sustento. Deus a orientou e ela tornou-se vencedora na vida.

 

A fé restaura famílias. Quantos casais eu atendi em final de relacionamento! Eram famílias com filhos e os seus cônjuges estavam prontos para a separação! Com a graça de Deus e o exercício da fé pudemos orar, consertar os estragos, levar cada um ao perdão incondicional e ver o milagre da restauração doméstica! Quantos filhos que não se relacionavam mais com os pais eu conheci, e como pude glorificar a Deus quando a fé em Cristo e a orientação da Palavra de Deus levaram pais e filhos ao recôndito da reconciliação e da comunhão novamente! Não há pecado que não possa ser perdoado e não há relação que não possa ser consertada, quando olhamos para Cristo e nos firmamos na Palavra de Deus!

 

A fé restaura igrejas. Conheci diversas igrejas que arrastaram um sofrimento monstruoso por causa do pecado que deixaram entrar. Vi ministérios destruídos e famílias separadas, fruto de tanto desamor e de falta de Bíblia na vida. Mas também pude contemplar igrejas que souberam reconhecer o erro, ministros que pediram perdão e um povo quebrantado e humilde de joelhos a implorar pela graça do Senhor. Não houve e nunca haverá alguém que volte de mãos vazias quando for pedir a Deus as suas infinitas bênçãos. Pode ser que não encontremos as coisas do jeito que gostaríamos, mas acharemos as melhores, pois Deus nunca troca o bom pelo pior, Ele sempre dá o melhor!

 

A fé restaura a vida financeira. Vidas que endividaram-se, fosse por motivos lícitos (desemprego, enfermidades etc), fosse por má administração (consumismo, falta de pagamentos), fosse por roubar a Deus (deixando de entregar ao Senhor o seu dízimo e oferta alçada), tais vidas, quando colocadas na presença de Deus, foram reconstruídas. Certamente que demandando muito esforço, muito trabalho e muita carestia, mas honraram os compromissos e reestabeleceram-se como pessoas íntegras e corretas em tudo o que fizeram. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. (Rm 13:8).

 

A fé restaura a própria fé. Muitas vezes Satanás nos ataca. Ele não nos tenta no que somos fortes, mas busca as nossas fraquezas. Para os que já tiveram vícios, os coloca à sua frente. Para os que foram promíscuos, dá pornografia de graça. Aos que eram linguarudos, oferece oportunidade de maledicência. Mas quem tem fé consegue sair-se disso da seguinte maneira: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tg 4:7). Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Rm 8:31).

 

Está o ouvinte precisando de restauração? Deus tem o remédio para a sua doença, a transformação para a sua situação. Renda-se ao Senhor e submeta-lhe o coração. Ele o dirigirá para a solução de seus problemas. Que Ele o abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...