sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1130 - SANTIDADE AO SENHOR - 07 - SANTIDADE NO LAZER

 memórias literárias - 1130 - SANTIDADE AO SENHOR - 07 - SANTIDADE NO LAZER


1130

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Falaremos hoje sobre o lazer de quem deseja levar uma vida santa diante de Deus. Como dissemos, SANTIDADE está para um estilo de vida separado para a glória de Deus, que começa na conversão a Jesus Cristo, que nos escolheu deste mundo para sermos cidadãos dos céus, e nos deixou aqui para darmos testemunho da verdade, vivendo vidas que agradassem ao Pai e que proclamassem a bondade do Senhor.

 

Lazer e descanso são partes importantes na vida de alguém que tenha equilíbrio. O Senhor Jesus, quando verificou o excesso de trabalho praticado pelos discípulos do Senhor, recomendou-lhes que descansassem um pouco. E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. (Mc 6:31). Cristo descansava após um longo período de pregações e de viagens. Ele chegou a adormecer numa viagem turbulenta dentro de um barco.

 

Há tipos de brincadeiras e de lazer que não agradam a Deus, uma vez que expressam licenciosidade e uma maneira mundana de ser. A juventude, por exemplo, é conduzida às danças, às baladas, aos shows, aos espetáculos, onde certamente darão lugar à sensualidade nas relações, ao apelo à sexualidade e à libertinagem. O crente é instado pelo Senhor a não misturar-se com tais práticas. E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós. (1Pe 4:4). Pedro, neste texto, falava sobre o estranhamento da sociedade pelo fato dos discípulos de Cristo não os acompanhar em suas práticas libertinas. É importante lembrarmos que, à época apostólica, o costume esportivo helenista, dos gregos, era praticar esportes com a nudez do corpo, bem como ofertar aos deuses do Olimpo as suas ofertas de gratidão. Ao crente isto não era nem aceitável e nem conveniente, uma vez que só rendiam culto a Deus e não viviam a licenciosidade sexual típica daquela sociedade.

 

Hoje nós contemplamos uma série de opções que se tornam verdadeiros embaraços para os cristãos. Possuir jogos eletrônicos em casa é algo comum. Mas, infelizmente, muitos cristãos consomem jogos que expressam toda a violência humana, com carnificina, com ódio, com justiça feita pelas próprias mãos, num comportamento antagônico ao que aprendemos do Senhor. Também há a distribuição de tv por pacotes, por cabo, onde séries e filmes de cunho sexual, de rebeldia e de ocultismo ficam à disposição de todos. Certa vez encontrei um pastor que dizia ter atravessado a noite a assistir uma série sobre vampiros e que descobrira ali a bondade de certas castas de demônios. Como assim? Como pôde ser enganado por filmes mentirosos e ocultistas? Não há bondade em nada que parta do mal!

 

Eu costumo usar um filtro para as músicas seculares que aceito ouvir – e já declaro que são a cada dia em número menor. Eu faço 4 perguntas para saber se posso utilizá-la em um momento de entretenimento. 1º. A música me conduz à idolatria, evocando entidades inexistentes ou satânicas? 2º. A música me traz espírito de rebelião, conduzindo-me à desobediência? 3º. A música me conduz à licenciosidade, à cobiça sexual e a práticas que o Novo Testamento condena na moralidade de um cristão? 4º. Cantarolar esta música gera mal testemunho e pode servir de escândalo na vida de alguém? Se a música não passar nesses critérios ela deve ser abortada, abandonada e deixada para trás. Eu não morrerei sem ela. Eu não serei uma aberração social se não a conhecer. Isto vale para as demais modalidades de diversão. O que vou usar para divertir-me é algo que traz paz, bom testemunho, harmonia e glorifica a Deus? O meu lazer não causa escândalo ao coração de algum cristão? O que farei é edificante, causa bons relacionamentos e não quebra os meus compromissos diante do Senhor?

 

Faz-se necessário lembrar que tudo o que fazemos deve visar a glória de Deus. Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. (1Co 10:31). Pecar não causa a glória de Deus. Assim, fazer coisas que não agradam ao Senhor não está no menu de opções de lazer. O esporte é fonte de saúde desde que não ocupe em nós a prioridade da vida e nem nos conduza a pecados no curso de sua prática. Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. (1Tm 4:8). Se o esporte tomar o lugar da adoração a Deus, do cultivo do trabalho e do estudo ou tornar-se um ídolo em nossos corações, ele deve ser abortado.

 

O lazer para a vida de um crente deve ser algo que edifique, que não cause escândalo, que possa ser feito como elemento de união e de confraternização, que não quebre princípios e valores cristãos em nossas vidas. Somos crentes em todo o tempo e devemos proclamar a santidade de Deus em todas as nossas atividades. Reunir a família em torno de um descanso e de um divertimento que não agrida nem a fé e nem o respeito uns para com os outros é sadio. Desenvolver diversões que são proibidas para certas faixas etárias e que causem escândalo devem ser banidas. Nós vivemos para a glória de Deus e assim devemos escolher todas as nossas atividades de lazer. Que Deus ajude a cada ouvinte a fazer as escolhas certas e a glorificar ao Senhor em tudo. Que assim seja. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...