sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1105 - SÉRIE OS APÓSTOLOS DE JESUS - 08 - 5 - FILIPE - 6 - BARTOLOMEU - 7 - TOMÉ - 8 - MATEUS

  

SÉRIE: OS APÓSTOLOS DE JESUS
Pr. Wagner Antonio de Araújo
 
ESTUDO 08 - 5 FILIPE - 6 - BARTOLOMEU - 7 - TOMÉ - 8 - MATEUS
 
1105
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série OS APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO e estamos no oitavo estudo. Falemos sobre o 5º. Apóstolo.
 
Seu nome é FILIPE. Este é um nome grego, cujo significado é O QUE AMA CAVALOS.
 
Era natural de Betsaida, do Mar da Galileia. Jesus o encontrou em Betânia, além do Jordão, onde João o Batista batizava (João 1.43-44). Filipe foi o responsável em levar Natanael até a Jesus: “Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos o Messias!” (Jo 1.45). Foi Filipe que os gregos procuraram, buscando conhecer a Jesus. Juntamente com André foram providenciar o encontro, conforme João 12.20-23. Foi dele o monumental pedido: “Senhor, mostra-nos o Pai!”, em João 14.8, que gerou a resposta claríssima de Jesus: “Quem vê a mim, vê o Pai” (joão 14.9). Aleluia! Após a ressurreição e a ascensão de Jesus, Filipe está junto ao cenáculo na reunião com os apóstolos e irmãos (At 1.13). Eusébio de Cesaréia, o primeiro historiador da história da Igreja, afirma: “Filipe foi um facho de luz na Ásia Menor”. Ásia menor é uma parte da atual Turquia. Filipe também deve ter passado algum tempo na Frigia. Papias disse que ele era um de seus anciãos. Foi sepultado em Hierápolis com duas de suas filhas virgens. E isto é tudo o que sabemos sobre este precioso apóstolo do Senhor.
 
Agora conheceremos o sexto apóstolo: BARTOLOMEU, nome que é a transliteração do grego BARTHOLOMAIOS, que significa “FILHO DE TOLMAI”, no hebraico. Este nome consta das listas, mas nada há a seu respeito. Parece ser opinião geral que este é o nome de NATANAEL, citado por João (que não menciona Bartolomeu em parte alguma), trazido a Jesus por Filipe. NETHANAEL ou NETHANEL é o nome hebraico, que significa PRESENTE DE DEUS. Conclui-se que BARTOLOMEU e NATANAEL são dois nomes deste mesmo apóstolo.
 
Era nativo de Caná da Galileia. Jesus o chama de “israelita sem dolo (João 1.47). Diz tê-lo visto debaixo da figueira (v.48). Por que isso mexeu tanto no coração de Natanael? Porque sentar-se debaixo da figueira era a posição ideal para estudar a Lei de Deus, conforme o ensino dos rabinos. E saber disto à distância, de que ele havia feito isso fez com que compreendesse os poderes sobrenaturais de Jesus. “Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel”, foi o que disse no verso 49. Foi ele um dos sete que voltaram às pescarias após a ressurreição do Senhor, e que tiveram aquela maravilhosa experiência na beira do lago com Cristo (Jo 21). Ele esteve na ascensão do Senhor e na reunião do cenáculo com os apóstolos quando da inauguração da Igreja do Senhor. Eusébio de Cesaréia nos afirma que quando Pantreno (séc II) saiu em missão à Índia encontrou uma cópia do evangelho de Mateus em hebraico, levado por Bartolomeu. Jerõnimo disse que Pantreno trouxe o livro de volta a Alexandria. Menciona-se que Bartolomeu foi também missionário na Índia, depois à Armênia e evangelizou a muitos. Bárbaros insatisfeitos o esfolaram vivo e, depois de vê-lo sem pele, o decapitaram por ordem do Rei Astíages. Que Deus sempre seja engrandecido por homens como NATANAEL BARTOLOMEU!
 
TOMÉ é o sétimo apóstolo sobre o qual falaremos. Seu nome vem do aramaico TA-UA-MAH, “GÊMEO”, e em grego diz-se DÍDIMOS. Foi um dos doze apóstolos. Quando Jesus foi ressuscitar a Lázaro, afirmou: “Vamos nós para morrer com ele” (João 11.6). Foi dele a pergunta maravilhosa que gerou um dos mais conhecidos textos bíblicos: “Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?” A resposta foi claríssima: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14.5-6). Quando da primeira aparição de Jesus no meio dos discípulos Tomé não estava entre eles e confessou-se incrédulo de que tal tivesse acontecido. Condicionou a fé a tocar nas feridas de Jesus. Na semana seguinte Jesus apareceu e mandou-lhe tocá-lo, buscando a sua fé. A experiência foi tão profunda que ele declarou: SENHOR MEU E DEUS MEU! (João 20.28). Jesus chama de bem-aventurados os que creem sem essa necessidade (v. 29). Alguns afirmam que ele evangelizou a Pártia e a Pérsia, bom como a Índia. Ao provocar os pagãos acabou morrendo atravessado por uma lança.
 
O oitavo apóstolo é MATEUS. Seu nome era MATITIA, em hebraico, “DOM DE JEOVÁ”. Em grego MATAION. Ele era um PUBLICANO, um cobrador de impostos (TELONES em grego), Mt 9.9. Seu nome também era LEVI e seu pai era ALFEU, o que não significa que seja o mesmo pai de Tiago, que apresentaremos mais tarde. Após deixar tudo para seguir a Jesus ofereceu um grande banquete em sua casa, conforme Lc 5.29. Papias afirma que Mateus compilou seus escritos em hebraico, que eram textos sobre as palavras do Messias e que depois adicionou os acontecimentos. No século II esse texto era chamado SEGUNDO MATEUS. John Fox afirma que ele trabalhou na Pártia e na Etiópia. Lá foi assassinado na cidade de Nadaba com uma ALABARDA, uma arma antiga com a ponta parecida com um machado. A importância do evangelho que escreveu é, sem sombra de dúvidas, fundamental para a fé cristã. E por isso louvamos a Deus.
 
No próximo estudo falaremos sobre os demais apóstolos. Até lá, se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...