domingo, 3 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1161 - O PRESENTE DE SIMEÃO

 O PRESENTE DE SIMEÃO

 

1161

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Ah, o Natal! Luzes, cores, enfeites, músicas, sininhos, árvores, panetones! Quanta coisa bonita e convidativa nos é oferecida como mensagem de Natal! Contudo, nenhuma delas chega ao pé do presente que um idoso recebeu. O que? Não conhece a história? Eu a contarei.

 

Jesus nascera em Belém de Judá. Uma aldeia pequena, próxima de Jerusalém. Os seus pais o levaram ao templo para que fosse circuncidado, como era a determinação da Lei de Moisés, transmitida por Deus. Após a cerimônia, ao saírem do recinto, encontraram-se com um senhor de muita idade. Ele era temente a Deus e recebera dEle a promessa de que um dia, antes de morrer, tomaria em seus braços o filho de Deus, o Messias prometido, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Diz-nos Lucas, o evangelista, em seu capítulo 2, que este senhor era muito temente a Deus e aguardava com ansiedade o dia de encontrar o menino. Naquele momento, quando José e Maria saem com o menino ao colo, Simeão sentiu que era chegada a hora. Pediu licença e tomou o garoto em seu colo. E fez uma das mais lindas orações jamais descritas: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Pois já os meus olhos viram a tua salvação, A qual tu preparaste perante a face de todos os povos; (Lc 2:29-31)

 

Ah, Simeão, homem de Deus, que maravilhoso presente de Natal! Tomou em seus braços o Redentor, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Bendito seja Deus por tamanha experiência. Simeão disse sobre esse menino o seguinte:

 

1) JESUS É A SALVAÇÃO DE DEUS – O Seu próprio nome significa DEUS SALVADOR, Jesus! Ele é o caminho para a vida eterna, para o perdão de pecados, para a transformação da natureza humana. Jesus é a única porta para o céu, o único pastor do rebanho de Deus. Jesus nasceu para ser Deus Salvador!

 

2) JESUS É A SALVAÇÃO PARA TODOS OS POVOS – Diferentemente da fé judaica dos tempos de Jesus e, quiçá, de todos os tempos, Deus não amava apenas os descendentes de Jacó, os judeus, os hebreus, mas ama a todas as pessoas, chamados GENTIOS. Jesus veio para ser luz dos povos, farol para que todos fossem iluminados! O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. (Is 9:2)

 

Jesus Cristo é a razão de nosso Natal. Por isso o festejamos e proclamamos: Jesus é a salvação de Deus e a luz para iluminar todos os povos. Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...