domingo, 3 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1150 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 06 - A FÉ QUE TRANSFORMA

 memórias literárias - 1150 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 06 - A FÉ QUE TRANSFORMA

 

1150

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  O tema que consideramos nesta série é A FÉ QUE FAZ VIVER. E hoje quero iniciar com a seguinte pergunta: será que A FÉ TRANSFORMA?

 

Com toda a certeza. Não a fé instrumental, meramente humana, a suposta neurolinguística. Não é pelo repetir de frases ufanistas e encher-se de mentiras que as coisas acontecerão. Há uma religião oriental que diz ao seu adepto para repetir inúmeras vezes que não há doenças. Acontece que todos os seus membros morrem e a morte é fruto de um corpo doente. Conheci pelo menos três destes religiosos que morreram tristemente com câncer avassalador e repetiam desesperados: não estamos doentes.  Mentir não é fé. Mentir não transforma.

 

Também não é transformar-se num ser adaptado a determinado rito religioso. Não é por vestir-se de monge que alguém o é. Também não é por pertencer a determinado grupo religioso que alguém automaticamente transformou-se em um verdadeiro transformado.  Não se mede uma transformação pela casca, mas pela polpa. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. (1Sm 16:7).

 

A transformação é um fenômeno que acontece no coração de quem crê em Jesus Cristo como Salvador e é exposto à influência da Santa Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Não há fé verdadeira sem a Bíblia. Hoje vemos inúmeras igrejas com supostas revelações ridículas, enquanto ignoram o que a Bíblia ensina em suas páginas. Mas no meio dos crentes perseguidos a situação é muito diferente. Em certo país os crentes se encontram na rua, sinalizam-se mutuamente e trocam papéis escritos à mão, com versículos da Bíblia copiados. E assim, com pedacinhos de papel, eles vão decorando as Escrituras Sagradas, que são proibidas naquele país comunista. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Sl 119:105). É na Bíblia que encontramos a voz de Deus. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4:12). Quando uma igreja prega com fidelidade a Bíblia o povo é confrontado com os seus pecados e tem a experiência de transformação. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2Tm 3:16). Mas quando um púlpito prega a filosofia, teologia, política ou auto-ajuda (e quantas igrejas estão a fazer isso), não há transformação. Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam. (Pv 15:22), considerando-se que conselho, aqui, é a orientação divina.

 

A fé transforma o coração. Diz assim: O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. (Pv 15:13).

 

A fé transforma a consciência. Não encobrimos mais os pecados de outrora e não vivemos mais na prática do pecado. Agora experimentamos nova vida, gerada por Jesus Cristo em nosso coração. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1Jo 1:9); E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (At 2:38)

 

A fé transforma a conduta. E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. (Ef 4:24). As obras e a bondade não salvam a ninguém, mas são o resultado da atuação divina sobre o nosso coração. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, (Gl 2:16). Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Ef 2:10). Se, por um lado as obras não salvam, por outro lado elas expressam a transformação que há na pessoa de Jesus quando Senhor da existência humana!

 

Por fim a fé transforma o destino. Antes o incrédulo iria ao Inferno, um lugar terrível e eterno, que culminará no Lago de Fogo e Enxofre. Agora, liberto do pecado e da condenação da alma, será salvo e irá para o Céu, onde morará com Cristo e definitivamente estará na Nova Jerusalém, que de Deus descerá do Céu. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (Jo 14:3).

 

Prezado ouvinte: uma fé que não gera mudanças radicais na conduta, na fé, na consciência não é a fé verdadeira. Para a fé ser verdadeira ela tem que habitar no coração. Ela tem que destronar o eu e libertar o crente de seus pecados e da vida pregressa. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8:32). Para experimentá-la é necessário fazer duas coisas: arrepender-se de seus pecados e pedir a Jesus para ser o seu Salvador. Por que não fazê-lo agora? Que Deus lhe abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...