sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1106 - SÉRIE OS APÓSTOLOS DE JESUS - 09 - 9 - TIAGO - 10 - TADEU - 11 - SIMÃO - 12 - JUDAS

  

SÉRIE: OS APÓSTOLOS DE JESUS
Pr. Wagner Antonio de Araújo
 
ESTUDO 09 - 9 - TIAGO - 10 - TADEU - 11 - SIMÃO - 12 - JUDAS
 
1106
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série OS APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO e estamos no nono estudo. Falemos sobre o 9º apóstolo.
 
O seu nome é TIAGO, o mesmo nome do 3º. Apóstolo, o irmão de Pedro. Este, contudo, era FILHO DE ALFEU. (Mt 10.3 e At 1.13). TIAGO é seu nome grego. O nome em hebraico é YAQOBB, “JACÓ”, que significa “SUPLANTADOR, QUE AGARRA O CALCANHAR”. Ele é identificado como TIAGO, O MENOR, MIKRÓS, em grego, em Marcos 15.40. Em contrapartida o TIAGO, irmão de Pedro é chamado de TIAGO, O MAIOR. Não há praticamente nada sobre este apóstolo nas páginas do Novo Testamento. Os católicos insistem em considerá-lo como o “irmão do Senhor”, pois para eles “irmão” significa primo. Mas o argumento é fartamente desmontado, pois o Tiago, irmão do Senhor é chamado de TIAGO, O JUSTO, que pastoreou a Igreja em Jerusalém depois de Pedro e escreveu a epístola que leva o seu nome. A única tradição que sobreviveu sobre este Tiago Menor é que ele sofreu marírio pelas mãos do sumo sacerdote Anano, segundo Flávio Josefo. Infelizmente a falta de informações sobre o seu ministério nos tira a felicidade de conhecer o que ele realizou pelo Senhor que o chamou e enviou. Mas os Céus jamais se esquecerão de seu nome e serviço!
 
O 10º. Apóstolo é TADEU. Em aramaico o seu nome é TKADDAIOS, cujo significado é “CORAÇÃO” ou “AMOR MATERNO”. Ele é mencionado em Mc 3.18. Em Mt 10.3 é chamado de LABEU. Nas listas de Lc 6.14-16 e At 1.13 é chamado de JUDAS, pelo que se referiam ao mesmo apóstolo, cujo nome composto é JUDAS TADEU. JUDAS é a forma grega de YEHÜDHA, que significa LOUVOR. Em João 14.22 ele pergunta: “Donde procede que estás para se manifestar para nós e não para o mundo?”. Isto é tudo o que a Bíblia nos fala sobre este apóstolo do Senhor.
 
John Fox nos conta, em seu LIVRO DOS MÁRTIRES que ele foi crucificado em Edésia em 72 d.C. Atribui-se a ele missões na Judéia, Samaria, Iduéia, Síria, Mesopotâmia e Líbia Antiga. Bendito seja o Senhor pela vida de seu servo, cujo nome estará entre os onze nas muralhas da Nova Jerusalém!
 
O 11º. Apóstolo é SIMÃO, O ZELOTE. Seu nome hebraico era SHIMEHON, cujo significado é “PEDIDO ATENDIDO”. A forma grega desse nome é SIMEÃO OU SIMÃO. ZELOTE ou CANANEU/CANANEANO refere-se a um grupo político em Israel no tempo do Império Romano, protagonizado em seu início pelos Macabeus, cuja base era a contrariedade em pagar impostos a um império pagão. Eles consideravam ser pecado entregar o dinheiro aos romanos. Este SIMÃO, O ZELOTE poderia pertencer a este grupo. Porém também é possível interpretar ZELOTE como ZELOSO, como o sacerdote Finéias, que, por zelo de Deus, aplacou a ira divina executando os pecadores hebreus. Ou como Paulo, que afirmou ser “zeloso das tradições de meus pais” (Gálatas 1.14). Ou de Tiago, o Justo, que afirmou a Paulo que muitos judeus que criam eram “zeladores da lei” (At 21.20). Os historiadores preferem a primeira opção, de que ele antes pertencera aos zelotes.
 
Afirma a tradição que ele evangelizou no Egito, na Bretanha, na Espanha, na Ásia Menor, na Mesopotâmia, na Síria, chegando à Pérsia. Hegésipo, cronista cristão, disse que aos 120 anos teria sido martirizado ou numa fogueira, ou numa cruz, ou serrado vivo. Hoje é impossível saber-se da verdade.
 
O 12º. Apóstolo é JUDAS ISCARIOTES, cujo título é O TRAIDOR. O que sabemos a seu respeito?
 
JUDAS é a forma grega de YEHÜDHA, que significa LOUVOR. Diz-se ter sido filho de SIMÃO ISCARIOTES, que provavelmente era o mesmo SIMÃO, O CURTIDOR, que hospedou Pedro em Jope. ISCARIOTES está como APO KARYOTOU, nos manuscritos de João 6.71, 12.4, 13.3,26 e 14.22. É uma derivação de ISH QERIOTH, “HOMEM DE QUERIOTE". Este lugar ficava em Moabe, conforme Jeremias 48.24,41, ou - e mais possivelmente – QUERIOTE-HEZROM (Is 15.25), a 19 km ao sul de Hebrom. Alguns entendem que a palavra deve ser SIKARIOS, "ASSASSINO" (At 21.38), mas é pouco provável.
 
Foi chamado por Jesus Cristo para compor o colégio apostólico. Ele figura em todas as listas dos evangelistas. Tornou-se o tesoureiro dos apóstolos, conforme João 13.29. Como tesoureiro ele agia como ladrão (João 12.6). Ele agrediu verbalmente a Maria, que ungia os pés de Jesus com um unguento de grande valor (João 12.3-5). Sua cobiça adicionada à ambição fê-lo procurar as autoridades judaicas para entregar a Jesus, negociando o ato por 30 moedas de prata (Mt 26.14-16; Mc 14.10-11; Lc 22.3-6). Isso cumpria a profecia de Zacarias 11.12: Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. (Zc 11:12). Lucas diz que Satanás entrara em Judas, conforme João 13.2,27.
 
Continuaremos no próximo estudo a tratar deste apóstolo terrível e traiçoeiro. Até lá, se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...