domingo, 3 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1141 - O VALOR DE UM LAR CRISTÃO - 05 - O PAPEL DE CADA UM

 O VALOR

DE UM LAR
CRISTÃO
 
5.   O PAPEL
DE CADA UM

786
 
Olá, aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. No meu casamento eu tive o privilégio de ouvir uma linda canção. A letra dizia assim: “Hoje aqui neste altar, pedimos Tua bênção, Pai, para o lar que vai nascer”. E, de fato, Deus me deu um lar maravilhoso. Tenho uma esposa fiel ao Senhor, companheira de todas as horas, e duas lindas crianças, razão de minha felicidade.
 
Para que um lar seja feliz é necessário que os papéis de cada um sejam estabelecidos. A sociedade moderna, guiada por Satanás, busca destruir os valores originais do lar e acaba por mudar as responsabilidades, criar bloqueios e estabelecer conflitos. Outrossim, inventam outros tipos de família que não a originária do Senhor Deus, criador. Deus não criou um homem e duas mulheres, ou duas mulheres e um homem, ou uma dupla masculina ou uma dupla feminina. Assim diz a Bíblia: E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gn 1:27). Um casal abençoado por Deus deve ser constituído de um homem e de uma mulher, e deve ser monogâmico. Nos dez mandamentos encontramos esta ordem divina: Não adulterarás. (Ex 20:14). Diante disto temos então 4 papéis a descrevermos, para que o lar seja segundo o coração de Deus:
 
1 – O PAPEL DO MARIDO – Ao marido cabe a chefia da família, ser o cabeça do lar. Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (Ef 5:23). Para que uma família seja bíblica o marido deve assumir o seu papel. Certamente que há mulheres que são viúvas ou mães solteiras; estas têm sob sua responsabilidade grandes tarefas; mas o querer divino nunca foi o de que um pai ou uma mãe criassem sozinhos os seus filhos.  E o que é ser o cabeça do lar? É ser como Jesus: dar a sua vida pela esposa. Isto significa amá-la, respeitá-la, sustentá-la, suprí-la, entendê-la. Significa também tomar as decisões familiares. Ele, hierarquicamente, tem o papel de líder. Famílias onde este papel está trocado não estão nem felizes e nem andando como o Criador deseja. Criador deseja. Mulheres podem ter carreiras profissionais fora de casa - e muitas hoje a têm.
Às vezes ganham mais do que os maridos. Isto não deve torná-las orgulhosas ou chefes, mas co-participantes da família, submissas ao esposo. Maridos preguiçosos, irresponsáveis, gastadores, não ocupam o padrão que Deus lhes deu.
 
2- O PAPEL DA ESPOSA – A esposa é auxiliadora, administradora do lar e mãe. Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. (Pv 14:1). Uma mulher sábia é capaz de reverter um lar em ruínas. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. (Pv 31:27). Ela cuida da casa, ainda que trabalhe fora. Seu marido é feliz. Ela não concorre com ele, mas une-se a ele no afã de manter um lar bem suprido, guiado e orientado. Ela não o agride, mas lhe faz bem. Ser mãe também é uma dádiva, quando Deus lhe permite tal bênção. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação (1Tm 2:15). A maternidade faz da mulher cristã alguém mais crente, mais amorosa e mais santa. Benditas são as mães cristãs!
 
3 – O PAPEL DOS FILHOS – Os filhos de um casal cristão devem ser a reprodução do amor e da educação recebida pelos pais. Contudo, por ter Deus concedido a cada um o livre arbítrio (limitado, mas real), nem sempre os filhos obedecem ou acatam o que os pais orientam. O filho pródigo foi um exemplo e Adão foi outro. Isso não desmerece a importância do papel dos filhos, cujo patrono é o próprio Senhor Jesus Cristo, que recebeu do Pai as seguintes palavras: E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo. (Mc 1:11). Como é maravilhoso um filho que traz alegria aos pais! O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão. (Pv 13:1). Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. (Ef 6:1). Um bom filho respeita aos pais, trata-os com consideração; cuida deles quando preciso; não gasta à toa os recursos disponíveis; busca ser trabalhador; não anda em rebelião e em antagonismo com as orientações paternas; não age com agressividade e nem com vingança.
 
4 – O PAPEL DOS PAIS – Cabe aos pais transmitirem valores permanentes para a vida de seus filhos. Tais valores são transmitidos através do exemplo, do afeto, das palavras, dos ensinamentos, do contínuo viver tranquilo nos caminhos santos do Senhor. Educa-se mais no silêncio do que no meio de muitas palavras. Um filho aprende a enfrentar os problemas ao olhar para a maneira com que os seus pais os enfrentam. Filhos aprendem a lerem a bíblia e a orarem através da prática que encontram em seus pais. Por fim, filhos têm em seus pais a âncora da vida. E que tipo de âncora somos? Somos chamados a darmos prioridade nos cuidados com os filhos, antes de darmos atenção a nós mesmos.
 
Vamos ocupar os papéis que nos são devidos na estrutura de um autêntico lar cristão? Que Deus nos abençoe! Amém!
 
Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...