sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1136 - SANTIDADE AO SENHOR - 13 - SANTIDADE - UM COMPROMISSO

 memórias literárias - 1136 - SANTIDADE AO SENHOR - 13 - SANTIDADE - UM COMPROMISSO


1136

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  Esta é a última reflexão da série santidade, preparada para a EBAR, debaixo da misericórdia de Deus.

 

Sou um pastor batista. Sou um crente em Jesus Cristo. Quando o Senhor me chamou, em 1980, transformando o meu coração, eu logo tornei-me cristão e participei de Sua igreja. Naquele tempo os cultos eram feitos com ordem e com decência. Nós cantávamos hinos de louvor a Deus, com ênfase em Cristo, com a proclamação de Sua mensagem e o apelo ao pecador inconverso, buscando dar-lhe oportunidade para que se convertesse. Naquele tempo nós tínhamos que escolher entre sermos de Cristo e vivermos como Cristo mandava, ou sermos do mundo e aguardarmos o juízo que sobre nós viria. O mundo nos taxava de retrógrados, de gente sem cultura, de povo atrasado. O custo do evangelho era muito caro. Mas estávamos dispostos a viver por Cristo e a testemunharmos a nossa fé. O fosso que fazia separação entre a vida cristã e a vida secular era muito largo, era clara a diferença entre o viver em Cristo e o viver sem ele. Os casais cristãos mantinham-se unidos, criavam os filhos à luz da Palavra de Deus. Os crentes não participavam de lazer mundano, de depravações, de bebedeiras. Ninguém tatuava o seu corpo ou colocava piercing. Éramos estrangeiros no país em que vivíamos. Mas éramos felizes. Os jovens produziram conjuntos maravilhosos que divulgavam a Palavra de Deus e o estilo cristão de viver. Conjuntos como Vencedores por Cristo, Palavra da Vida, Elo, Logos, Som Maior, Novo Alvorecer, Coral Jovem de São Paulo, Orquestra Renascer do Rio de Janeiro, Os Ligados, tantos grupos inesquecíveis! Os pregadores reuniam multidões para proclamar a salvação da família, a salvação pessoal, a nova vida em Cristo!

 

O tempo passou. Quarenta anos depois e estamos a contemplar um mundo cristão muito distante daqueles ideais, com raras exceções. Hoje muitas igrejas têm proclamado um evangelho sem Cristo, um cristianismo sem cruz e um reino terreno em detrimento do Reino dos Céus. A música que se toca na igreja é secular, servindo tanto para os atos de adoração quanto ao entretenimento público. A formação das famílias não tem mais obedecido aos critérios do Novo Testamento, mas tornaram-se híbridas, com ministros que celebram uniões sem atentar para a fé entre ambos os cônjuges e nem para o seu estado civil anterior. Vivemos um tempo onde a fé não dita as normas de conduta; pelo contrário, cada um vive e faz o que julga melhor, á luz de sua própria consciência ou dos padrões que trouxe dos lugares de onde veio. O sincretismo religioso faz com que cristãos e ateus, religiosos e secularizados celebrem juntos a um deus que não tem nome, não tem mensagem e não tem vontade. O deus deste século tem cegado os olhos de seus fiéis e transformado o evangelho em mais uma religião neste imenso Olimpo de deuses.

 

Como nos portarmos diante de tanta confusão? Os dias são maus e cada um ensina o evangelho do jeito que julga mais adequado. Mas temos a regra que pode nos salvar: seguir a Cristo de acordo com a Palavra de Deus. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4:12). A juventude pode encontrar na Bíblia um código de conduta e de desempenho suficientes para um porvir promissor: Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. (Sl 119:9). As igrejas podem construir as suas doutrinas não conforme os seus teólogos contemporâneos expressam os ensinamentos, mas à luz da Palavra de Deus: À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. (Is 8:20). O Senhor fortalece aqueles que ainda dão lugar à Palavra de Deus: Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. (Ap 1:3).

 

Neste fim dos tempos Deus procura verdadeiros cristãos que amem ao Senhor de todo o coração. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. (Dt 6:5). Os que amam obedecem: Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (1Jo 2:6). Quem obedece a Deus será amado e abençoado. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (Jo 14:21).

 

Deus deseja que cada um de nós santifique a sua vida, a sua conduta, a sua mente, o seu coração, a sua prática diária e mantenha-se em comunhão. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mt 5:16). Santifiquemo-nos, pois, ao Senhor. Que Ele nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...