domingo, 3 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1152 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 08 - A FÉ QUE CURA

 memórias literárias - 1152 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 08 - A FÉ QUE CURA

1152

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Falar sobre a fé é um grande desafio e nesta série, intitulada A FÉ QUE FAZ VIVER, queremos meditar sobre A FÉ QUE CURA.

 

Deus tem todo o poder no céu e na Terra, nós todos sabemos. Também sabemos que o homem pecou contra Deus e, em decorrência do pecado, o seu corpo tornou-se mortal. Assim, as enfermidades passaram a fazer parte de seu quotidiano. Também sabemos que um dos sinais do Messias, nos dias em que peregrinou sobre a Terra era levar sobre si as nossas enfermidades, profecia inteiramente cumprida naqueles dias: Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. (Mt 8:17). Torna-se sumamente importante considerar isto como um dos sinais messiânicos e não como uma promessa de cura de qualquer enfermidade na vida do crente. Se assim fosse as pessoas viriam ao Senhor por mero interesse físico. Além disto renegaríamos todas as experiências de enfermidade que foram registradas posteriormente àquele momento. Eu explico.

 

Jesus Cristo sinalizou ao povo de Israel que seria o Messias. O cumprimento das profecias do Velho Testamento era o sinal de reconhecimento. Andar no meio do povo, como o pastor no meio do rebanho, e levar as enfermidades da população era um destes sinais. E isto Ele fez. Quando João o Batista pediu para que Jesus dissesse se de fato era o Messias, Jesus assim disse: Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho. (Lc 7:22). Logo, curar as enfermidades, expulsar demônios e anunciar as boas-novas era sinal de ser Ele o Messias prometido. Amém. Mas, com isto estaríamos dizendo que Jesus não cura as enfermidades?

 

Ele cura sim! E como cura! Mas não cura todas as doenças e disso temos registro no Novo Testamento. O Apóstolo Paulo era um homem enfermo, conquanto tenha sido usado por Deus para curar inúmeras enfermidades. Duas expressões dele mostram isso. Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os vossos olhos, e mos daríeis. (Gl 4:15). Depois, no final de cartas, ele diz: Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão. (Gl 6:11). Paulo tinha problemas oculares. Sobre Timóteo, seu filho na fé, ele diz: Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. (1Tm 5:23). Timóteo tinha problemas estomacais. Se Cristo curasse a todas as enfermidades, Paulo e Timóteo seriam certamente sãos em seus corpos. E por que não o eram? Porque há enfermidades que Deus não cura e os Seus propósitos são maiores do que os nossos. Conquanto não saibamos exatamente ao que se referia, Paulo pediu a Deus que tirasse dele o Espinho na carne. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. (2Co 12:9). Tiago, o meio-irmão de Jesus Cristo, ao pastorear a igreja primitiva, detectou enfermos em sua congregação e assim orientou: E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tg 5:15).

 

Sou um testemunho vivo do poder de Deus para a cura de um corpo. Mas também testifico que convivi por mais de trinta anos com uma dura enfermidade cardíaca. Aos dezessete anos fui desenganado. Minha mãe foi orientada a adquirir um caixão para o meu sepultamento. Isto foi em 1982. Tomei 24 comprimidos diários por décadas. E subitamente, sem que eu percebesse, algo acontecera: eu não necessitava mais do remédio. Em exames minuciosos detectou-se que o meu coração tornara-se perfeito e que não havia mais sintomas dos defeitos físicos que tive. Como isso aconteceu? Pela vontade soberana de Deus. Jó ficou doente por algum tempo, mas quando o propósito de Deus para a sua vida foi cumprido, Ele o curou.

 

A verdade é que, curados ou sãos, os nossos corpos envelhecem e morrem. Mas a promessa bíblica é clara: Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. (2Co 5:1). Quando ressuscitarmos teremos corpos imortais e incorruptíveis, como o de Jesus. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. (1Jo 3:2). Assim, Deus pode curar as enfermidades que quiser. Mas se não as curar, que sejamos gratos, pois Ele tem um plano para as nossas vidas. Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. (Jo 13:7).  

 

O ouvinte está enfermo? Clame a Deus. Ele pode curá-lo. Se não o fizer, louve-O até no meio da enfermidade. Pois Deus se agrada de servos que o glorificam. Que Ele nos abençoe.  Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...