domingo, 3 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1154 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 10 - A FÉ QUE TRAZ ESPERANÇA

 memórias literárias - 1154 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 10 - A FÉ QUE TRAZ ESPERANÇA

 

1154

 

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. A nossa série, A FÉ QUE FAZ VIVER, é também a série que apresenta a verdade bíblica sobre a crença, a fidelidade, a confiança que podemos ter em Deus e em Sua revelação, a Bíblia Sagrada. Assim, meditaremos hoje sobre o tema A FÉ QUE TRAZ ESPERANÇA.

 

Certa vez o profeta Jeremias afirmou: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lamentações 3.21). Ele vivia num tempo terrível, onde o Rei Nabucodonosor invadia ao reino do Sul, destruía Jerusalém e matava a toda gente indistintamente. Os sobreviventes eram levados cativos e os pobres eram abandonados no caos reinante. Ele atravessava ruas e becos, altos e baixos e só encontrava gente morta, destroçada, grávidas rasgadas e seus bebês mortos sob o sangue que escorria. Ele via os velhos e as crianças, as mulheres e os homens de sua cidade mortos ou feridos, todos a morrerem de fome, enfermos, sem eira e nem beira. Era talvez uma cena antiga daqueles bombardeios que vemos nos noticiários recentes dos países árabes. Ainda assim ele clamava a Deus para que lhe desse pensamentos que lhe pudessem dar esperança. Isto é fé! Isto é confiança! Isto é motivação divina para viver!

 

Quantos testemunhos eu coleciono, de gente que estava na miséria, na pior situação, mas que guardou no coração a esperança de que coisas melhores poderiam acontecer! Jesus assim afirmou: Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. (Mc 11:24). É claro que há um escopo, um limite, um teto para os nossos pedidos. Caso contrário qualquer loucura seria atendida. E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. (1Jo 5:14). E nós sabemos como é a vontade de Deus: para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2).

 

Há um versículo que ecoou em meu coração por vinte e dois anos: “Eu sei que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes” (Salmo 27.13). Ao iniciar a Missão Batista Boas Novas, o fiz junto com irmãos que nada tinham. Eu cria que um dia teríamos um templo, um terreno, um estacionamento, uma capela. Hoje, naquela igreja que não pastoreio mais, eles têm tudo isso: Deus deu-me a esperança que transformou-se em realidade!

 

O Pr. Timofei Diacov queria fazer programas de rádio, mas não tinha recursos para pagar por eles. Ajoelhou-se e clamou pela misericórdia divina. Por mais de trinta anos ele teve programas de rádio e, ainda hoje, depois de partir, as suas gravações são veiculadas e edificam a fé dos ouvintes. Deus respondeu e ainda responde às orações daquele herói.

 

O Pr. David Gomes é um destes heróis, cuja vida, para ser contada, exigiria centenas de volumes. Ele criou a ESCOLA BÍBLICA DO AR, que há décadas transmite a Palavra de Deus por todo o mundo, e sem recursos próprios! Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. (Jr 33:3)

 

A fé traz a esperança de dias melhores. Conheço lavradores que perderam tudo na seca, mesmo orando ao Senhor por misericórdia. Atentos ao querer divino, deram graças pelo revés, mas continuaram a clamar, a suplicar e a plantar. O resultado não poderia ter sido outro: grandes e fartas colheitas, o suprimento de tantas necessidades!

 

Quantos pais de família estão desempregados neste Brasil! Mas eles têm esperança! E a esperança os faz levantar cedo, procurar emprego, fazer pequenas tarefas que lhes deem ao menos o pão diário. Deus os sustenta! Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? (Lc 12:26).

 

A fé nos inunda de esperança! Por que tantos aposentados acabam por morrer logo depois do fim da carreira? Porque não veem mais qualquer razão de utilidade, não enxergam um motivo para continuarem a existir. A fé, contudo, faz com que a vida se renove! As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; (Lm 3:22). Vidas fúteis transformam-se em vidas úteis nas mãos do Senhor. E isto é fruto da fé! Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hb 11:1). A fé é capaz de enxergar o que ninguém vê, de sentir o que ninguém sente e de alegrar-se por antecipação! Se a fé for direcionada em algo que Deus não dará, em breve Ele convencerá o coração humano e esse crente será grato e feliz mesmo assim! Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jr 29:11)

 

Prezado ouvinte, a fé legítima está fundamentada na Bíblia e na vontade de Deus. Quem anda com Deus tem paz e nunca perde a esperança. Mesmo que seja idoso, enfermo, pobre ou esteja sozinho: a fé transforma o coração. Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hb 11:6). Que assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...