sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1080 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 012 - CHEGA DE ARROGÂNCIA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 012 – CHEGA DE ARROGÂNCIA

 
1080
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.

 
Antigamente as pessoas aplaudiam a alguém que, de cabeça baixa ou constrangido, agradecia pelo reconhecimento e pela homenagem. Os tempos passaram e hoje a cena é patética: a própria pessoa aplaude a si própria, seja sozinha, seja junto de quem a esteja homenageando! Eu pensei: “Será que eu estou ficando louco? As pessoas se aplaudem a si próprias e ainda acham isso bonito?”
 
Quão diferente é o ensino bíblico sobre darmos louvores a nós mesmos! Assim lemos em Provérbios 3.7: “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal;”
 
Há pessoas que se consideram oráculos da fé, verdadeiros mestres em teologia. Esses canais de youtubers mostram bem isso. A pessoa fez um ou outro curso de línguas ou cursos teológicos e depois cria um canal explicando tudo e considerando a si própria como a mais inteligente de todas. Nas outras áreas do saber o mesmo se dá: canais de gente que fala de política, de culinária, de línguas, de si próprias. O mundo está repleto de gente arrogante, que se acha dona de todo conhecimento, que despreza o ensino dos mais velhos, que ridiculariza o que até hoje se ensinou a respeito de sua área do saber.
 
Mas não precisamos ir muito longe para ver essas coisas em nosso círculo de amizades e de convívio familiar. Gente que se acha detentora de mais sabedoria, de mais conhecimento, de mais experiência. Gente que, via de regra, é tão jovem que chegou a ocupar o nosso colo quando bebê e hoje acha que sabe muito mais que os mais velhos.
 
Deus abomina quem se julga muito sábio. Jó, aquele servo que foi testado até as últimas consequências, conquanto tenha argumentado em favor de si e contra a situação que vivia, deixou transparecer arrogância quando discutia sobre as suas razões e sobre Deus estar castigando-o. Depois de ouvir os amigos e Eliú, o amigo mais novo, cuja sabedoria e humildade eram cativantes, ouviu a voz de Deus, que chamou-lhe a atenção. Deus lhe perguntou onde estava quando Ele criava o mundo e dava forma a tudo. Se ele se julgava muito sábio que pudesse dizer como tudo surgiu. Jó, perplexo e arrependido, humilhou-se, descobrindo que Deus era mais sábio que Ele. O resultado: bênçãos e bênçãos sobre Jó e sobre a sua família. Nós também seremos abençoados, se atribuirmos a Deus todas as virtudes e se não buscarmos honra dos outros, aplausos do próximo ou o reconhecimento público justo ou não. A humildade transforma. Que Deus nos ajude a sermos assim e que o nome dEle seja exaltado. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...