sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1089 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 021 - NÃO SEJA FIADOR

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 021 – NÃO SEJA FIADOR

 
1089
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Conheço um homem que perdeu a casa em que morava porque ficou por fiador de um amigo no contrato de aluguel de um galpão e, depois, como o amigo faliu, teve que quitar a dívida enorme com o proprietário do imóvel. A dívida não era dele, mas, por ter feito um contrato em que se comprometia a pagar a conta, caso o amigo não o fizesse, perdeu tudo.
 
Está escrito em Provérbios 6.1,3: “Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, ... livra-te, pois caíste nas mãos dele”.
 
No afã de ajudarmos a algum familiar, a algum parente, a algum amigo querido nós quebramos a orientação bíblica e assumimos algo que não poderemos honrar, ou então que nos custará a própria cama ou o teto onde moramos. Quantas amizades terminam por causa de dívidas que os fiadores são obrigados a pagar! Infelizmente isto acontece em famílias, onde uns fazem escolhas comerciais erradas e outros pagam pelos seus erros. Até nas igrejas vemos isso, quando crentes se endividam e deixam a conta para outros pagarem! Conheço um pastor que inviabilizou o seu próprio ministério por causa de dívidas assumidas em virtude de tornar-se fiador de outrem.
 
A Bíblia diz que não deve ser assim. Ainda que a pessoa que nos pede julgue que não a estamos tratando com o devido amor, com o reconhecimento que deveríamos ter por atos ou ações que outrora tenha feito por nós, temos que ter em vista que é prioridade obedecer a Deus e não ao nosso coração. Isto funciona também para empréstimos que fazemos. Quantos relacionamentos terminaram porque quem tomou emprestado não pagou e ainda virou o rosto para nós! Um pastor muito querido disse-me que não empresta dinheiro para ninguém. Quando alguém vem lhe pedir, se tiver algo disponível ele dá e não pede de volta. Se não tiver ele diz que não tem. É melhor dar menos e expressar amor do que emprestar e correr o risco de não receber e ainda de perder o amigo.
 
Há outros meios para que pessoas resolvam o seu problema de fiadores. Eles podem buscar o depósito em caução, podem fazer um seguro especial para estes fins. Mas jamais deveremos nos tornar fiadores em situações que não poderemos honrar sem prejuízos reais para nós ou para a nossa família. Que Deus nos ajude a sermos amorosos, a doarmos quando pudermos e a não quebrarmos a ordem bíblica: não sermos fiadores. Que o nosso patrimônio não se vá por desobediência à Palavra de Deus. Amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...