sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1081 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 013 - ADQUIRE A SABEDORIA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 013 – ADQUIRE A SABEDORIA

 
1081
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Assim está escrito em Provérbios 4.7: “O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento”.
 
José nasceu numa comunidade carente e estava rodeado de gente mal educada. Os seus colegas gastavam o dia correndo atrás de pipas, chutando bolas, assistindo vídeos de funk no celular, fumando maconha e praticando pequenos delitos. Já o José, conquanto fosse bom colega de todos, muito respeitador, gastava o seu tempo a estudar. Ele estudava as lições da escola, mas também assistia as aulas de inglês e de italiano, que encontrava na internet. Ele tinha alguns livros de enciclopédia e lia-os, aprendendo de tudo um pouco.
 
Com o tempo José arrumou um serviço de aprendiz, juntou dinheiro, formou-se no ensino elementar e médio e fez faculdade. Continuou aprendendo de tudo um pouco: aprendeu a cozinhar, aprendeu a fazer jardinagem, aprendeu a trabalhar com algum artesanato, fez um cursinho de web designer, conseguiu reformar a sua própria casinha. José casou-se e foi um pai de família exemplar. Quando o serviço fracassava ele fazia outra coisa, dava aulas particulares, cuidava do jardim dos vizinhos, sempre ganhando um dinheirinho. José, acima de tudo, temia a Deus, a quem servia e com quem mantinha sólida comunhão.
 
Precisamos dizer em alto e bom tom: paremos com as futilidades das mídias, dos celulares, de ver o que outros fazem. E invistamos na sabedoria, na aquisição de conhecimento, no desenvolvimento da cultura e do saber! Sempre haverá utilidade para aquilo que aprendemos e o saber nunca ocupará espaço demais em nossa mente. Aliás, buscar o conhecimento é um antídoto poderoso contra doenças da mente, que mantém-se ocupada e faz coisas úteis.
 
Se tivermos que optar entre comprar uma tv gigantesca e pagar um bom curso útil à nossa vida, que paguemos pelo curso. Se tivermos que escolher entre uma viagem de lazer de 15 dias ou uma mais curta e a oportunidade de aprendermos algo ou ensinarmos algo a alguém ávido pelo saber, que saibamos nos organizar e fazer as melhores escolhas. Quem teme a Deus também busca conhecer e se aprimorar melhor naquilo que faz, buscando conhecer coisas novas  também. Olhe para as oportunidades que estão à porta: não diga: “estou sem perspectiva do que fazer”. Tenha coragem, tenha boa vontade e procure melhorar. Que Deus nos abençoe grandemente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...