sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1109 - SÉRIE: OS APÓSTOLOS DE JESUS - 12- 13 - PAULO PARTE 3

  

SÉRIE: OS APÓSTOLOS DE JESUS
Pr. Wagner Antonio de Araújo
 
ESTUDO 12 - PAULO PARTE 3
 
1109
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série OS APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO. Estamos no 12º estudo, dedicando-nos a refletir na história da vida do APÓSTOLO PAULO, O APÓSTOLO DOS GENTIOS.
 
O problema que a Igreja de Antioquia e as igrejas recém-inauguradas enfrentavam era a presença dos judaizantes, isto é, crentes judeus que exigiam que os gentios (os crentes não judeus) guardassem a Lei de Moisés. Paulo era contra e isto causou um grande alvoroço no meio do povo de Deus, a ponto da igreja enviar a Jerusalém a Paulo e a Barnabé com o objetivo de trazer um parecer dos apóstolos do Senhor e dos anciãos da igreja (Atos capítulo 15). Após longo e intenso debate ficou decidido que os gentios não precisariam guardar a Lei de Moisés, exceto em quatro pontos distintos:
 
1) Não deveriam comer nada que fosse sacrificado aos ídolos, o que era comum nos açougues da época, que vendiam carne que fora consagrada aos deuses e ao paganismo;

2) Não deveriam comer sangue, algo comum na culinária pagã da época;

 
3) Não deveriam comer carne sufocada, que era aquela de animais que não tinham sido sangrados quando abatidos. Exemplo: galinhas com pescoço destroncado, cujo sangue permanecia no corpo e escurecia a carne;

4) Não praticar imoralidades, como os casamentos incestuosos.
 
Tal decisão foi celebrada com grande júbilo pelos cristãos de Antioquia e deu a Paulo e equipe absoluta autoridade para continuar a pregar do jeito que se vinha fazendo.
 
Barnabé e Paulo decidiram fazer nova viagem, a 2ª Viagem Missionária de Paulo, para rever os irmãos das novas igrejas. Porém, desentenderam-se quanto a levarem a João Marcos consigo, uma vez que ele desistira no transcurso da 1ª viagem, conforme Atos 13.13. A desavença foi tal que Barnabé seguiu com João Marcos para um lado e Paulo seguiu com SILAS para outro. Isto está em Atos 15.37-41.
 
Paulo e Silas foram por terra até as igrejas do sul da Galáia. Em Listra conhecem a TIMÓTEO e o incluem na equipe missionária. Rumaram para o norte da Galácia. Em Trôade Paulo sonhou com um macedônio que lhe pedia ajuda. Isso lhe deu convicção de que deveria ir evangelizar a Grécia.
 
Estabeleceram novas missões em Filipos, Tessalônica e Beréia. Visitaram Atenas e Corinto. Em Corinto Paulo ficou por 2 anos a ensinar e a pregar a Palavra de Deus.

Lucas une-se à equipe missionária em Trôade. Ele era um médico e passou a ser conhecido como "O MÉDICO AMADO", conforme Colossenses 4.14. Ali Paulo escreveu aos tessalonicenses. Saiu de Corinto e foi a Éfeso, deixando um outro casal de missionários: ÁQUILA E PRISCILA. Então voltou a Antioquia através de Jerusalém e ficou por lá, preparando-se para ir a Éfeso.
 
Entre 53-58 d.C. Paulo faz a sua viagem ao Mar Egeu, a 3ª Viagem Missionária. Ela está registrada em Atos 18.23 a 20.38.
 
Paulo escreveu aos coríntios e aos romanos durante esta viagem, provavelmente da prisão.
 
De Antioquia Paulo foi a Galácia e a Éfeso. Encontrou-se com APOLO e com outros que conheceram João o Batista e, presumivelmente a Jesus (At 18.24).
 
Os milagres que Deus operava através de Paulo eram tão grandiosos que alguns judeus exorcistas tentavam expulsar demônios “por Jesus a quem Paulo prega” (At 19.13). É claro que os demônios não obedeceram; pelo contrário; humilharam os falsos exorcistas.
 
Em Éfeso houve grande oposição por parte de Demétrio, empresário religioso que fazia imagens de Ártemis (Diana dos Efésios). Ele conseguiu levar a multidão a agressão pública de Paulo e a sua prisão. 
 
Três anos depois Paulo resolve fazer uma última visita às igrejas do Mar Egeu, atravessando Trôade, chegando à Macedônia onde escreveu II Coríntios. Passou o inverno ali e escreveu Romanos. Voltou a Mileto e ali teve tocante despedida com os líderes das igrejas locais. Rumou para Jerusalém.
 
Paulo desembarcou em Cesaréia com uma coleta para os pobres. Chegou em Jerusalém no Pentecostes e deu testemunho do que Deus estava fazendo através do mundo. TIAGO, O JUSTO, alertou-o quanto aos judeus zelosos da Lei, que não aceitariam que Paulo não seguisse os ritos. Paulo, então, fez votos e foi ao templo celebrá-los. Estando lá, foi reconhecido por judeus de Éfeso, que o acusaram de ter violado o local. Incitaram um tumulto tão grande, que levou Paulo a ser aprisionado. Ao pedir para falar. Quase foi linchado. Decidiram removê-lo a Cesaréia para evitar um assassinato.
 
No próximo estudo terminaremos de expor este resumo tão precioso sobre a vida do Apóstolo Paulo. Até lá, se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...