sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1133 - SANTIDADE AO SENHOR - 10 - SANTIDADE NO MATRIMÔNIO

 memórias literárias - 1133 - SANTIDADE AO SENHOR - 10 - SANTIDADE NO MATRIMÔNIO

1133

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. O Apóstolo Pedro identifica-nos como um povo peculiar do Senhor, nos seguintes  termos: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1Pe 2:9). Os cristãos anunciam a santidade de Deus até no casamento.

 

Quando o evangelho foi anunciado por Cristo e pelos apóstolos o mundo jazia em plena escuridão moral. Havia homens polígamos e no meio helenista muitos mantinham as concumbinas, mulheres alternativas reconhecidas socialmente. Quando as pessoas eram evangelizadas na Ásia Menor, na Macedônia e em toda aquela região diversas famílias vieram para a igreja com uma estrutura que diferia em gênero, número e grau dos propósitos do Criador. Assim, para aqueles que almejavam o ministério pastoral, Paulo determina: Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; (1Tm 3:2). Havia pessoas cuja formação familiar não era compatível com isto. Aos diáconos também encontramos recomendação semelhante: Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. (1Tm 3:12). E para toda a igreja encontramos uma bem-aventurança: Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. (Hb 13:4). Leito sem mácula é casamento puro, único, seguindo os critérios do Criador. Para Deus um casamento é único e com uma só pessoa. Nenhum homem, por maior autoridade que tenha diante da sociedade, pode dissolvê-lo. Sobre o casamento lemos: Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. (Gn 2:24). Com o casal (homem e mulher) surge uma família. No casamento há a bênção da procriação: E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. (Gn 1:28). O Senhor Jesus Cristo afirmou, durante o Seu ministério, que tal casamento é por toda a vida: Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. (Mc 10:9). Infelizmente o que era uma concessão para o caso de infidelidade (a separação) tornou-se num convite a novos casamentos sem nenhum fundamento bíblico. Lemos na Bíblia: A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. (1Co 7:39). Ignorando este e outros textos, nós nos tornamos liberais e celebramos múltiplos casamentos sem o preenchimento da vacância exigida, isto é, o falecimento do cônjuge de quem se separou. Então construímos uma espécie de nova moralidade que não contempla a pureza idealizada pelo Senhor. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. (1Co 7:11).

 

Um casamento santo é aquele que é para toda a vida e onde o marido ama a esposa como Cristo amou a Sua igreja. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, (Ef 5:25). Amar é compreender, zelar, cuidar, dar atenção, manter, respeitar, dignificar. Às mulheres a ordem também é explícita: Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. (Cl 3:18). A submissão é um ingrediente idealizado pelo Senhor e que dignifica o papel da esposa. Isto não significa sofrimento, escravidão ou abandono da própria personalidade. Significa unir-se ao propósito de Deus na vida do esposo, estando debaixo de sua orientação e autoridade. Se ambos se amarem, ambos serão bons um para com o outro e mostrarão a mesma harmonia que há entre Cristo e Sua igreja. Casais assim geram filhos crentes e felizes, absolutamente integrados no Reino de Deus e aptos a formarem famílias semelhantes, fundamentadas nos ensinos da Palavra de Deus. Como é belo um leito sem mácula, um casal para toda a vida, um marido responsável, amoroso, fiel e crente, e uma esposa fiel, submissa e amorosamente cuidadora! Como ornam o Reino de Deus famílias biblicamente ajustadas!

Prezado ouvinte, a família precisa ser construída sobre os sólidos alicerces das orientações do Seu idealizador, Deus. Foi Ele quem criou o lar e a família. Somente Ele pode abençoar a nossa. Que submetamos a nossa família aos cuidados do Senhor, que nos arrependamos de decisões que nos distanciaram do propósito original dEle para os nossos lares e que tudo façamos para glorifica-Lo no meio desta geração corrupta. Que Ele nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...