sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1100 - SÉRIE: OS APÓSTOLOS DE JESUS - 03 - OS NOMES DOS APÓSTOLOS DE JESUS

  

 SÉRIE: OS APÓSTOLOS DE JESUS
Pr. Wagner Antonio de Araújo
 
ESTUDO 03 - OS NOMES DOS APÓSTOLOS DE JESUS
 
1100
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série OS APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO e estamos no terceiro estudo sobre o tema. Falaremos hoje sobre OS NOMES DOS APÓSTOLOS DE JESUS.
 
Há três listas de apóstolos nos evangelhos. Elas convergem nas mesmas pessoas, mas usam nomes diferentes em alguns casos. A primeira lista é a do evangelista Marcos que escreveu o evangelho que leva o seu nome, lá pelo ano 50 da era cristã. Ele não foi um dos doze, mas era sobrinho de Barnabé e foi associado ao apóstolo Pedro em seu ministério. Dele aprendeu e soube tudo quanto escreveu. Sua lista está no capítulo 3, dos versos 13 ao 19. Em sua lista os apóstolos figuram na seguinte ordem: SIMÃO, a quem acrescentou-se o nome de PEDRO, TIAGO, o maior e JOÃO, seu irmão, a quem acrescentou-se o nome de Boanerges, que significa "filhos do trovão". Eram filhos de Zebedeu. ANDRÉ, FILIPE, BARTOLOMEU, MATEUS, TOMÉ, filho de Alfeu, TADEU, SIMÃO, o zelote e JUDAS ISCARIOTES, o traidor.
 
A segunda lista está no evangelho segundo Lucas. Ele foi um missionário associado ao Apóstolo Paulo, compondo a sua equipe desde Trôade em uma viagem missionária. Era um médico, um cientista e historiador. Entre os anos 59 e 63 depois de Cristo escreveu a sua primeira obra, O EVANGELHO, que significa "boas notícias" a um tal TEÓFILO, dando conta de todos os fatos que comprovadamente apurou sobre Jesus Cristo e o Seu ministério. A sua lista está assim: SIMÃO, a quem acrescentou PEDRO, ANDRÉ, seu irmão, TIAGO E JOÃO, FILIPE E BARTOLOMEU, MATEUS E TOMÉ, TIAGO, filho de Alfeu e SIMÃO chamado zelote; JUDAS, filho de Tiago, e JUDAS ISCARIOTES, que o traiu.
 
A terceira lista foi fornecida pelo evangelista e apóstolo Mateus no evangelho que tem o seu nome. Ele o escreveu entre os anos 60 e 70 depois de Cristo e a primeira versão, hoje desaparecida, deve ter sido feita em hebraico. A cópia que nos chegou está em grego. Em sua lista temos: SIMÃO E ANDRÉ, seu irmão; TIAGO E JOÃO, filhos de Zebedeu;FILIPE E BARTOLOMEU; TOMÉ E MATEUS, o publicano; TIAGO E TADEU; SIMÃO E JUDAS ISCARIOTES, o traidor. Nós perguntamos: por que João, o apóstolo e evangelista não escreveu também uma lista com o nome de seus colegas? Provavelmente porque já conhecia as demais listas dos outros evangelhos e focou a sua atenção nas coisas que não haviam sido registradas ainda, como os discursos e as mensagens do Senhor para os apóstolos e os seus ensinamentos preciosos entre as viagens e os milagres.
 
Conquanto o chamado COLÉGIO APOSTÓLICO tenha sido formado exclusivamente pelos doze chamados por Jesus Cristo, temos dois que também são considerados do grupo. São eles: MATIAS, que foi escolhido após uma poderosa súplica do apóstolo Pedro, que clamava para que Deus mostrasse quem Ele escolhera para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, que havia traído ao Senhor e se suicidado. Isto está em Atos capítulo 1, de 24 a 26. Matias foi apontado como alguém qualificado e passou a compor o grupo. O segundo nome é o de PAULO, o "apóstolo dos gentios". Ele foi chamado por Deus para isso, conforme diz em I Coríntios 1.1: "Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser APÓSTOLO de Jesus Cristo".
 
Conquanto apenas os doze escolhidos pelo Senhor sejam considerados apóstolos, um grupo mais estendido daquela geração recebeu graciosamente o título e a consideração, sem jamais impor-se como tal. São eles:
 
TIAGO, O JUSTO, irmão de Judas e meio-irmão de Jesus Cristo. Escreveu a epístola que leva o seu nome. Presidiu o primeiro concílio da Igreja em Atos 15. Paulo o menciona com estas palavras: "E não vi outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor" (Gl 1.19). 
 
BARNABÉ, o missionário da Igreja de Antioquia e companheiro do apóstolo Paulo. Lemos o seguinte em At 14.4: "Dividiu-se o povo da cidade; uns eram pelos judeus, outros pelos apóstolos", citando a perseguição de Barnabé e Saulo. 
 
ANDRÔNICO E JÚNIAS, dos quais nada sabemos, exceto o que diz em Romanos 16.7: "Saudai a Andrônico e Júnias, os quais são notáveis entre os apóstolos".
 
Estas observações quanto aos nomes dos apóstolos, que incluem os citados acima, tem como base o texto de I Coríntios 15.5-7 onde constam "CEFAS E OS DOZE": "E apareceu a Cefas e depois aos doze".
 
Assim como Israel possui doze tribos e com elas tornou-se o povo do Senhor, Jesus Cristo escolheu doze apóstolos e estabeleceu o seu novo Israel sob o novo testamento em seu sangue. Os apóstolos foram as colunas da igreja, da doutrina do Senhor e da propagação do evangelho. Nos próxmos estudos falaremos sobre cada um destes homens e o que fizeram. Que Deus nos abençoe. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...