quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1068 - A ÚLTIMA MEDITAÇÃO DESTA SÉRIE - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 180

 SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

Pr. Wagner Antonio de Araújo
 
180 - A ÚLTIMA MEDITAÇÃO DESTA SÉRIE - SALMO 150

1068
 
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.
 
Hoje eu quero render graças ao Senhor. Desafiado que fui a escrever textos e a falar com os ouvintes sobre o livro dos Salmos e as consolações advindas desta porção da Palavra do Senhor, pude caminhar por cada um dos 150 cânticos, inclusive dando um pulo no livro do lado, o livro de Jó, em uma das mensagens.
 
Deus nos conduziu por salmos messiânicos, que apresentavam o Messias que viria ao mundo para ser a LUZ DOS GENTIOS, o salvador de toda a humanidade, o Filho e renovo da raiz de Davi. Vimos o sofrimento ao qual este Messias seria submetido, conforme o Salmo 22 de maneira tão vívida nos apresenta. E também o seu império milenial, que trará paz e luz para toda a humanidade, quando o FILHO DO REI deverá ser honrado em toda parte.
 
Vimos os salmos de romagem, que serviam aos que caminhavam até Jerusalém para participarem das festividades anuais obrigatórias e as expressões de fé que acompanhavam estes grupos pelas estradas poeirentas de Israel. Enquanto cantavam, subindo morros e descendo vales, alimentavam a alma e confessavam a sua completa dependência do Senhor.
 
Vimos os salmos de confissão, como os de Davi, que reconheciam os erros absurdos aos quais submeteu em sua existência e o quanto isso é comum a todos os seres viventes, infelizmente. As consequências do pecado são duras, como Israel cativo sendo solicitado para cantar os hinos de Sião na beira de rios babilônicos, e o reconhecimento que o exílio era consequência de seus próprios pecados.
 
Vimos os salmos didáticos, que ensinavam a viver e a valorizar a Santa Palavra de Deus, que é luz para o caminho e lâmpada para os pés. Vimos as bem-aventuranças que acompanham aqueles que meditam dia e noite na Lei do Senhor.
 
Foram tantas bênçãos! Por isso eu encerro esta série com as palavras benditas do último salmo do livro, que intitulamos DOXOLOGIA FINAL. Quero citar estes três versículos: “ALELUIA, LOUVAI A DEUS NO SEU SANTUÁRIO, LOUVAI-O NO FIRMAMENTO DO SEU PODER. LOUVAI-O PELOS SEUS PODEROSOS FEITOS, LOUVAI-O CONSOANTE À SUA MUITA GRANDEZA. TODO SER QUE RESPIRA LOUVE AO SENHOR. ALELUIA. Sl 150.1-2,6. E eu digo: ALELUIA! BENDITO SEJA DEUS!
 
Até uma próxima série, querido ouvinte!
 
Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...