terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1008 - CAMINHO DE SANTIDADE - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 127

CAMINHO DE SANTIDADE

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 127

 

 

1008

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. O mundo caminha para um despenhadeiro. As próprias religiões adaptam a sua mensagem ao paganismo dos seus seguidores. Os padrões morais, éticos e culturais do povo não são mais balizados pela religião, mas adaptam-se ao gosto dos seus adeptos. Na contramão de tudo isto está a Bíblia Sagrada, quando declara peremptoriamente no Salmo 77.13: “O teu caminho, ó Deus, é de santidade”.

 

Santidade vem de santo, um vocábulo que significa separado, consagrado, dedicado. Ser santo significa ser separado do uso comum e do mundo e dedicado ao próprio Deus. Os cristãos, seguidores de Jesus Cristo, iniciam a sua vida com Deus separando-se do mundo e aceitando a direção de Cristo em seu caminhar. Assim está escrito: Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. (Jo 15:19). Ao nos tornarmos cristãos aceitamos a realidade de que os nossos padrões não são mais os que recebemos do meio ou sociedade em que vivemos, mas oriundos das orientações da Bíblia, a Palavra de Deus. Assim está escrito: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Rom. 12.2). Somos chamados à santidade, ao compromisso com a fé, ao caminho que Deus para nós traçou e preparou. E como isto funciona na prática?

 

O Apóstolo Paulo afirmou: Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. (Ef 4:28). Ser santo é mudar o velho procedimento. Também lemos: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. (Ef 4:29). Ser santo é ter palavras boas que edificam e constroem. Também lemos: Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; (Ef 5:3). A santidade se expressa não apenas no que não fazer, mas – e principalmente no que fazer. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; (Hb 12:14). Não somos nós que ensinamos Deus a nos aceitar como somos, mas é Deus que nos transforma naquilo que Ele idealizou para nós. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. (Mc 14:36).

 

O caminho de Deus é de santidade. Conhece o amigo ouvinte o caminho do Senhor? Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (Jo 14.6). Que Deus nos abençoe. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...