terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1017 - UM LAMENTO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 135

UM LAMENTO

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 135

 

1017

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Há no livro dos salmos autênticas e sentidas lamentações. Uma delas encontramos no Salmo 88.1: “Ó Senhor, Deus da minha salvação, dia e noite clamo diante de ti”. O salmo todo é um grande lamento, escrito pelos filhos de Corá, para ser cantado ao som de cítara. Era uma canção de dor, onde o autor fala das tristezas, dos castigos por causa de seus próprios pecados, do afastamento de seus melhores amigos e do prolongamento da provação. Por isso ele clamava: “Dia e noite clamo por Ti”.

 

Só conhece a cor da dor quem por ela foi pintado. Só conhece o seu sabor quem a teve por refeição à mesa. Só sabe o custo de um lamento quem passou por ele. A dor é algo terrível, imenso, cuja dimensão só pode saber quem por ela atravessa.

 

Há ensinadores bíblicos mentirosos que afirmam estar o crente protegido de toda dor e de toda aflição. Para eles estar doente ou sem recursos financeiros é sinônimo de castigo ou falta de fé. Contudo não é assim que a Bíblia nos ensina. Ouçamos Jesus, quando falava de sofrimentos: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16:33); Ouçamos o apóstolo Pedro a falar sobre provações: Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. (1Pe 4:13). O autor do livro de Hebreus também mencionou essas dores: Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. (Hb 10:32). Paulo, a orientar Timóteo, afirma: Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. (2Tm 4:5). Assim, pelo que ensina a Bíblia, estamos sujeitos às aflições enquanto neste mundo. Nós sofremos! Nós choramos! Nós sentimos dores! Nós passamos por necessidades! Por isso temos a necessidade de clamar ao Senhor dia e noite, se preciso for! E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? (Lc 18:7).

 

Deus não é tardio. Ele não está desprezando o nosso clamor. Ele conhece a nossa aflição. Mas há razões que somente a Ele pertencem, que O faz aguardar a hora e o momento certo para atender. Trata-se do “KAIRÓS”, o tempo de Deus. O importante é que ele nos encontre vigilantes, a clamar, a suplicar, a implorar. E, certamente, a confiar! Que Deus nos abençoe. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...