segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

memórias literárias - 983 - CANTAI LOUVORES A DEUS - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 087

CANTAI LOUVORES A DEUS

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 087

 

 

983

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. O Salmo 47 é um cântico dos filhos de Corá para conduzir a congregação a louvar e a exaltar a Deus. Ele dá vários motivos nacionais para que o povo de Israel o fizesse. Mas nós, que somos gentios, isto é, que não somos da linhagem de Israel, também fomos alcançados pela mesma graça do Senhor e podemos louvá-lo. Diz o Salmo 47.6: “Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei, cantai louvores!” O foco dos salmos deveria ser DEUS. O foco dos louvores deveria ser DEUS; o foco de nossas canções deveria ser o reconhecimento de que Deus é o nosso REI!

 

Infelizmente as igrejas cristãs estão mudando o foco de suas canções. Se antes os nossos hinos conduziam as congregações à franca adoração ao Criador, o Rei Soberano, Majestoso, Senhor do Céu e da Terra, hoje as canções focam o homem em suas inúmeras possibilidades, buscando enaltecer o ego humano e subordinando a fé ao que Deus pode fazer de bem para cada pessoa. Assim, ao invés de cantarmos “Santo, Santo, Santo”, agora cantamos “Eu posso, eu consigo, eu sou capaz!”. Ao invés de dizer: “Toda a glória pertence a Deus” agora cantamos: “Deus vai me exaltar e me fazer vencer”. Antes cantávamos os feitos do Senhor. Agora cantamos os feitos de pessoas vencedoras. Este não era o foco do salmista, que nos ensinou a cantar a Deus, exaltando-O por quem Ele realmente é!

 

Seria apropriado voltarmos aos velhos hinos dos hinários evangélicos, deixados de lado pelos ministros contemporâneos. As canções de hoje são tão descartáveis quanto uma agulha de injeção: só servem para o dia. Lançam-se músicas e supostos hinos com tanta pompa e com tantos efeitos, que a glória dos cantores é enaltecida, a complexidade dos vídeos produzidos é reverenciada e as mensagens são tocantes para o ego humano. O culto antropocêntrico tomou conta de nossa liturgia. Seria melhor voltarmos a cantar hinos que apresentassem a vida como ela é, segundo a Bíblia Sagrada: 1) Que somos pecadores indignos, caídos da graça e destinados à condenação; 2) Que Deus teve um plano para a nossa salvação, enviando o Seu Filho Jesus Cristo como cordeiro Seu para tirar os pecados de quem nEle cresse; 3) Que Cristo veio, viveu, sofreu, morreu e ressuscitou para a nossa salvação; 4) Que Ele hoje transforma a vida de quem se submete ao Seu senhorio; 5) Que Cristo vai voltar e implantar neste mundo o Seu império de paz e de harmonia, e que os que crêem estarão ao Seu lado. Se cantarmos estas verdades estaremos dizendo que Deus é Deus, que Ele é Rei e que toda a glória seja a Ele, que a merece!

 

Que Deus abençoe a cada um de nós e nos dê esse discernimento. Amém!

 

Wagner Antonio de Araújo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...