quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1053 - O REBENTO DE DAVI - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 165

  

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS
Pr. Wagner Antonio de Araújo
 
165 - O REBENTO DE DAVI - SALMO 132.11
 
1053
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.
 
Lemos no Salmo 132.11: “O Senhor jurou a Davi com firme juramento e dele não se apartará: Um rebento da tua carne farei subir para o seu trono”.
 
Davi tornou-se símbolo de um império que confiava no Senhor de todo o coração. Davi não era perfeito; pelo contrário, era um homem cheio de pecados terríveis, os quais receberam severa disciplina por parte do Senhor. Mas havia algo que era muito precioso naquele coração: ele sabia se humilhar diante de Deus e reconhecia que era de Jeová o poder e a graça. Isso mostrou o que o Senhor queria  indicar: que da linhagem deste rei haveria um descendente prometido, alguém que seria rei para sempre. Ele seria chamado de “Filho de Davi” por causa desta descendência, e “Leão de Judá”, porque descenderia dessa tribo e seria o Rei para sempre. Conquanto tenha sido chamado de Filho de Davi, Jesus Cristo questiona o título diante dos fariseus, dizendo que o próprio rei Davi o chamou de SENHOR; Disse o Senhor ao meu Senhor: assenta-te à minha direita até que eu coloque os teus inimigos por escabelo de seus pés" (conforme o Salmo 110.1) 
 
Jesus Cristo era esse rebento. Ele foi chamado de RENOVO, isto é, um broto que surgiria de um império destruído e derrubado, como uma árvore cortada. Foi chamado de REBENTO, que é a árvore velha que brota e se renova, enchendo novamente a copa de vida e de beleza. Jesus Cristo é esse rei, cujo império jamais terá fim.
 
Mas alguém dirá: “Mas Jesus jamais reinou em vida! Pelo contrário, foi morto cruelmente numa cruz, foi ridicularizado! Que rei é este?” De fato Cristo submeteu-se à vontade dos pecadores em Sua primeira vinda. Ele, como cordeiro, doou-se para ser sacrificado em lugar de toda a humanidade. Ele, como cordeiro, foi mudo perante os seus tosquiadores e seus executores. Mas Ele voltará, não mais como um bebê recém-nascido, não mais com as fragilidades humanas. Ele virá com o corpo ressuscitado que conseguiu após a sua morte. Ele virá em glória, como no dia da transfiguração. Ele virá como rei e imporá a Sua vontade de ponta a ponta do universo. E depois disto nos dará um novo céu e uma nova terra, onde jamais permitirá que o mal penetre. Ele é o nosso Rei! Rei dos Reis e Senhor dos Senhores! Ele é o REBENTO DE DAVI, o DESCENDENTE DA MULHER, o SILÓ ou SILOÉ, o PROFETA QUE DEVERIA VIR, MAIOR DO QUE MOISÉS. Ele é JESUS CRISTO, em quem cremos e que nos salvou. Bendito seja Deus por tão grande Salvador! Amém!
 
Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...