domingo, 27 de dezembro de 2020

memórias literárias - 978 - CONFISSÃO E PERDÃO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 082

CONFISSÃO E PERDÃO

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 082

 

 

978

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. A Bíblia não esconde de nós os erros que, infelizmente, cometemos. Davi diz no Salmo 32.5: “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei; Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões, e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado”.

 

A vida de Davi geralmente tem sido apresentada com inúmeras vitórias e grande prosperidade. Mas a Bíblia nunca omite as mazelas humanas. Assim, encontramos um Davi que também foi horrível em seus pecados. Quando ele decidiu construir um templo para Deus, não foi autorizado porque havia muito sangue em suas mãos. E, de fato, a vida de Davi, conquanto um monumento heroico de confiança no Senhor, não deixou de ter as suas páginas inapropriadas, que custaram a vida de milhares de outras pessoas. Lembro-me da praga que sobreveio sobre Israel por causa da soberba do rei, que queria saber quantas pessoas e quantos guerreiros tinha em seu território; setenta mil morreram por essa insensatez. Lembro-me do sacerdote que deu do pão da proposição para ele e para os seus homens; Saul os matou a todos, incluindo as suas famílias. Mas o mais tenebroso foi o caso em que Davi enamorou-se da mulher do soldado Urias. Após violá-la e causar-lhe gravidez, planejou que Urias tivesse um tempo com a esposa, para que imaginasse ser sua a criança que iria nascer. Como Urias não quis ir para casa (não era tempo de folga para o exército), Davi colocou-o no front e ele foi morto pelos inimigos. Davi pensou que o problema havia sido resolvido. Mas Deus, que não se deixa escarnecer, mandou o profeta anunciar-lhe o seu pecado. Davi reconheceu ter pecado gravemente. Conquanto o Senhor tenha lhe perdoado, o custo foi incalculável: a tragédia passou a ser hóspede na casa real: incesto por parte de filhos, motim e usurpação da coroa por parte de um filho, assassinato por parte de outro, e briga pela sucessão ao final da carreira. Tudo isso poderia ter sido evitado. Mas não foi.

 

Davi disse: confessei-te o meu pecado. E depois disso, ele teve consciência do perdão. Quantos que me ouvem também já pecaram, senão dessa forma, de outras muitas: desonestidade, mentira, traição, suborno, quebra de contratos, injustiça com pessoas que lhe fizeram o bem, apropriação indébita etc. Há tantas formas de pecar! Todas elas, contudo, só têm um pagamento: a morte e o inferno. Porque o salário do pecado é a morte (Rm 6:23). Morte é a eterna separação de Deus. Contudo, Cristo veio para morrer pelos pecadores. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1Jo 1:9). Assim como houve perdão para Davi, haverá perdão também para o ouvinte que reconhecer o seu erro e pedir perdão a Deus. Que Deus dê coragem e graça para que haja confissão e perdão!

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...