terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1022 - UMA LEI POR PRETEXTO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO 140

UMA LEI POR PRETEXTO

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 140

 

1022

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. O Salmo 94.20 diz o seguinte: “Pode, acaso, associar-se contigo o trono da iniquidade, o qual forja o mal, tendo uma lei por pretexto?”

 

A afirmação é categórica e exige uma resposta única: “NÃO”. Não pode associar-se com Deus um país que forja leis que beneficiem os ricos em detrimento dos mais pobres. Não pode ter a bênção de Deus a nação que forja leis específicas para travar o progresso do pequenino e a manutenção das riquezas dos poderosos. Aqui em nosso país assistimos estupefatos o ir e vir dos processos no Supremo Tribunal Federal. Sabemos de um ladrão de galinhas, que foi condenado a três anos de prisão e acabou esquecido na cela, cumprindo cinco. E conhecemos bem aqueles que, apesar de indiciados, acusados e condenados, conseguem sair da cadeia por causa de leis feitas por eles ou por pessoas a seu serviço. Isto é imoral, é indecente, é indigesto, causa náusea ao coração de bem! O ímpio rico sempre encontra uma lei que o beneficie, que lhe traga mais lucro e que destrua o seu concorrente, punindo-o simplesmente pelo fato de existir.

 

Um país como o nosso, com terras e exuberante natureza, convive com o caos social avassalador. Vemos um estado inteiro a beber água podre porque o governo não investe na manutenção dos maquinários de purificação de água, não paga os funcionários e não pune os seus criminosos. Mas vemos o mesmo estado investindo milhões nos festejos de Carnaval e nos encontros políticos, tendo por justificativa as leis que eles mesmos criam. O sentimento é terrível no coração de quem gostaria de ver um país justo e igualitário, um país onde os doentes não fossem tratados como lixo e os idosos não fossem restos mortais. Mas para justificar o mau trato o poder da nação invoca a existência de leis impeditivas à justiça, enquanto cita outras que ordenam dar todos os recursos para quem deles sequer precisa. Vimos estarrecidos uma igreja poderosa ter os seus líderes acusados de corrupção e de tráfico de crianças, mas sem nenhuma punição por causa dos recursos inúmeros, impetrados por advogados caríssimos, além de serem eles amigos do poder.

 

Sim, a declaração do versículo continua imortal: Deus não está com um governo que forja o mal com leis injustas. E o que fazer? Rebelar-nos? Não. Primeiramente devemos orar, pois Deus pode intervir. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tg 5:16). Em segundo lugar buscar um voto melhor do que o anteriormente dado, uma vez que os eleitos não se mostram dignos da justiça. Mas em tudo, independentemente dos resultados, confiar na justiça divina. Assim está escrito: Ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? (Is 43:13). Que confiemos em Deus. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...