domingo, 27 de dezembro de 2020

memórias literárias - 971 - CONTENDE COM OS QUE CONTENDEM COMIGO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 109

 CONTENDE COM OS QUE CONTENDEM COMIGO

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 109

 

971

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Uma das maiores tentações a que somos submetidos é a de fazer justiça com as próprias mãos. Quantas coisas ruins fazem contra nós e quanto desejo temos de vingança! Quando alguém nos bate gostaríamos de surrá-lo em dobro, pois foi injusto. Quando as autoridades nos multam injustamente e ninguém nos socorre, sentimos uma insatisfação tremenda, querendo que eles um dia paguem o mal realizado! Lembro-me de um senhor que teve a sua casa recém-reformada desapropriada por uma avenida que nunca foi construída. Demorou a receber a indenização e com o valor só pôde comprar um casebre. Como esse homem sofreu! Diz o Salmo 35.1: “Contende, Senhor, com os que contendem comigo; peleja contra os que contra mim pelejam”.

 

Fazer justiça com as nossas próprias mãos ou a nosso mando é uma tentação. E também o nosso fracasso. Assim está escrito: Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. (Tg 1:20). Se tirarmos satisfações próprias, agredindo, respondendo aos insultos ou nos vingando do mal realizado estabeleceremos a nossa própria justiça. Nós somos falhos e injustos: ou puniremos demais ou de menos.  A justiça divina é perfeita. Ela pode se dar aqui ou na eternidade. Deus sabe como julgar adequadamente a nossa causa. Aliás, de nossa parte, deve haver perdão, por mais difícil que seja. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. (Mc 11:25). Eu sei que humanamente falando é quase impossível perdoar quem fez um malfeito e ainda não se arrependeu. Mas como o Senhor Jesus Cristo mostrou com o Seu exemplo, temos o dever de seguir os Seus próprios passos. Na cruz, enquanto os seus algozes se regozijavam Ele orou assim: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.. (Lc 23:34). Se de nossa parte houver perdão, Deus certamente fará a prte dEle, no sentido de não deixar nenhum mal impune, por menor que seja. Se houver conversão a Cristo, o sacrifício dEle na cruz do Calvário valerá para perdoar o agressor. Caso contrário, tudo será julgado adequadamente diante do justo Juiz. Ele fará justiça. Se o nosso coração for reto, Deus cuidará de nós e curará as nossas feridas, suprindo o indispensável e nos concederá graça e favor. Certa mulher foi induzida a vender a sua terra por uma ninharia. Ameaçaram os seus familiares se ela não aceitasse a proposta. Com o pouco dinheiro comprou uma mísera terra seca à beira da estrada. Um homem interessou-se pelo espaço e propôs negócio: fazer um posto de gasolina e conveniência, com divisão de lucros. Ela, antes ludibriada, agora tornara-se duas vezes mais próspera. Ela temia a Deus e Ele a supriu! Vamos nós também pedir que Deus pleiteie as nossas causas e contenda com os nossos inimigos? Vamos perdoar e deixar tudo nas mãos do Senhor? Que seja a assim e que sejamos luzes no meio da escuridade. Que Deus nos abençoe. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...