terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - SANTIDADE NA CASA DO SENHOR - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 139

SANTIDADE NA CASA DO SENHOR

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 139

 

1021

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Um pequeno salmo com 5 versículos, mas de uma profundidade sem precedentes. Falo do Salmo 93, que destaca a majestade divina e o Seu poder incomensurável. No verso 1 ele fala do grande poder reinante de Deus. No verso 2 ele destaca que isso vem deste a eternidade. No terceiro ele fala sobre a violência e a braveza do mar e de suas ondas, e no quarto verso ele diz que Deus está muito acima disso, com poder maior e mais expressivo. Ao final ele declara que Deus é fiel em seus testemunhos e termina com uma declaração enfática: “À tua casa convém a santidade, Senhor, para todo o sempre” (Sl 93.5).

 

E por que a santidade é conveniente e necessária na casa do Senhor? O salmista cita certamente o templo de Jerusalém. Posteriormente os judeus, sem templo, buscavam a santidade nas sinagogas e nos locais de adoração. Os cristãos, por sua vez, em suas casas de culto, catedrais e capelas. E sobre a santidade queriam dizer sobre o tipo de culto e o tipo de cultuadores.

 

Que tipo de culto devem prestar os adoradores de Jeová? Um culto santo, separado, exclusivo. Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. (Ec 5:1). Sacrifício de tolos eram aqueles oferecidos pelos adoradores cuja consciência não ia além da oferenda física. Eles não faziam ideia do que realmente significava um culto ao Senhor. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Sl 51:17). Este é o culto que agrada a Deus.

 

Que tipo de adoradores o Senhor Jeová procura? O tipo que O adora de verdade e não apenas na formalidade. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (Jo 4:23). Adorar em espírito é um ato da mente e do coração, não apenas uma cerimônia externa. E adorá-Lo em verdade é prestar um culto legítimo de quem reconhece ser Ele Deus, atribuindo-lhe toda a soberania e o poder. No Salmo 24 o autor pergunta quem iria adorar a Deus no monte de Deus, e a resposta é clara: O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. (Sl 24:4). O adorador autêntico vive a fé que alega ter, não pratica fingimentos. Deus não pode ser enganado por ninguém. Assim, diante dEle, o culto deve ser prestado no íntimo, com a finalidade de amá-Lo e de obedecê-Lo. Caso contrário Ele não receberá o culto.

 

Caríssimo ouvinte, como tem sido o seu culto a Deus? Ele quer santidade de culto e santidade dos adoradores. O caminho é simples: Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (Jo 17:17). Que Deus nos abençoe. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...