terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1027 - SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 145

SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 145

 

1027

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  O Salmo 100 é um belo hino de ação de graças. Ele enaltece a Deus e destaca a importância de se adorar ao Senhor com alegria, com empenho, por todos os moradores da Terra.

 

O versículo 2 diz: “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico”.

 

O que seria servir ao Senhor com alegria? Nós sabemos que alegria é contentamento, é felicidade, é regozijo, é um estado de felicidade interior em algo que fazemos ou numa situação que vivemos. O texto diz que o Senhor deve ser servido com alegria.

 

Servir ao Senhor com alegria é fazer por prazer, não meramente por dever. Encontrei-me com uma pessoa e perguntei-lhe como estava. Ela respondeu-me: “Não vou bem, principalmente com os múltiplos compromissos que tenho na obra do Senhor. Estou cansado de ensinar, de pregar, de evangelizar, de liderar, de fazer as coisas. Eu tenho até repulsa, mas fazer o quê. Temos que servir ao Senhor, senão Ele nos castiga, não é mesmo?” Esse espírito não é o do Salmo 100. Alegria não é arrastar o mundo consigo e carregar um peso às costas. Algo feito com contentamento torna-se leve, ao passo que feito meramente por ameaça ou por dever não traz felicidade.

 

Em outra ocasião, ao conversar com um amigo ele me disse: “Eu sirvo a Deus para receber prêmios. Eu quero ganhar muitas pérolas e diamantes na minha coroa. Então faço muito, pois quero ter uma conta enorme no céu”. Esse tipo de serviço também não é o focalizado no Salmo 100. Não devemos servir a Deus por interesse, como se Deus fosse o nosso devedor. Na verdade Deus não nos deve nada, pois somos pecadores. Se Ele nos lançasse no Inferno continuaria a ser justo. Mas a Sua misericórdia nos alcançou e nos trouxe perdão. Assim, o fato de irmos ao céu não é fruto do que fizemos ou do que deixamos de fazer, mas da graça dEle que nos trouxe vida e salvação.

 

Servir ao Senhor, à luz desse texto, significa estar com o Senhor todo o tempo. Rute, a nora viúva de Noemi, disse uma frase linda, que expressa isso. Instada por Noemi a ficar em seu país, pois ela voltaria para Israel e não teria nenhum filho para lhe dar em casamento, ouviu de Rute: “Onde fores irei eu, onde pousares pousarei eu, só a morte me separará de ti”. (Rt 1.16-17). Ela queria estar com Noemi porque a amava. E nós queremos estar com o Senhor e servi-Lo porque o amamos.

 

É assim, prezado ouvinte, que Deus quer ser adorado. Com alegria, com espontaneidade, sem interesse e com profunda gratidão. Vamos servi-Lo? Que Ele nos abençoe. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...