domingo, 27 de dezembro de 2020

memórias literárias - BELEZA DA SANTIDADE - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 083

BELEZA DA SANTIDADE

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 083

 

969

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. O livro dos salmos nos orienta quanto ao culto que devemos prestar ao Senhor. Assim diz o Salmo 29.2: “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor na beleza da santidade”.

 

Os dias atuais são ávidos para reinterpretações, releituras e versões modernizadas sobre a biografia e a obra dos outros. Há alguns dias lançaram uma novela de criança, Pollyana, que já não guarda quase nenhuma relação com a obra original de Eleanor H. Porter. Que direito têm os novos adaptadores de destruírem ou mudarem uma estória? Hoje é comum desenhos infantis de bruxas que, outrora ruins, travestem-se de bondade. É o caso da tal Malévola, que, pela versão moderna, era apenas uma bruxa entristecida por injustiças sofridas. Essa sede de refazer as coisas à luz desta geração têm chegado às igrejas. Os cultos, outrora conduzidos pelos ditames da bíblia, hoje são orientados pelos líderes modernos, que fazem do ato de adoração um carnaval, um show, um entretenimento para agradar ao auditório. E como era o culto na Bíblia?

 

O Salmo diz: “adorai a Deus na beleza da santidade”. O culto era um ato na vida de quem se santificava. Isto significa que a pessoa se separava do mundo, do paganismo, das práticas injustas e que descaracterizavam o tipo de vida que Deus exigia de Seus filhos. Para que houvesse adoração era necessário a santificação. A pessoa que cultuava a Deus deveria também andar com Deus. Isso está no Noto Testamento; Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (1Jo 2:6)

 

O culto não é um festim. Hoje fazem carnaval e chamam a isso de culto. Pode até ser, mas não ao Deus verdadeiro. Moisés ouviu do Senhor a seguinte frase: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. (Ex 3:5). Era para adorar descalço e prostrado. Os serafins adoradores eram dotados de 3 pares de asas: Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. (Is 6:2). O publicano que orava no templo e que tocou o coração de Jesus teve um ato de adoração diferente da arrogância dos cultos modernos: O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! (Lc 18:13).

 

Quem adora a Deus deve amar a santidade, a dedicação, a seriedade da vida cristã. A hipocrisia não adora a Deus. Ele não aceita a mentira. Portanto, que amemos a santidade na vida e, assim, possamos cultuar a Deus com beleza, com legitimidade e de forma aceitável. Que Ele nos abençoe.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...