terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1003 - A PRESSA DE QUEM SOFRE - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 124

A PRESSA DE QUEM SOFRE

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 124

 

 

1003

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. A nossa atenção tem sido focada no livro dos Salmos, o primeiro hinário do povo de Deus. Hoje meditaremos no Salmo 70.1, que assim declara: “Praza-te, ó Deus, em livrar-me; dá-te pressa, ó Senhor, em socorrer-me.”

 

Enquanto escrevo contemplo o sofrimento humano neste princípio de ano. O sudeste brasileiro é duramente castigado pelos temporais avassaladores que caem impiedosamente sobre as cidades, vilas e aldeias. Casas desmoronam, vidas são ceifadas, famílias perdem tudo. No outro lado do mundo assisto estupefato o surgimento de uma pandemia mortífera, adquirida no manuseio de animais silvestres. As pessoas contaminadas adquiriram doenças letais e o vírus se espalha por todo o mundo. Ao mesmo tempo vejo as filas quilométricas de candidatos às poucas vagas de emprego que a indústria e o comércio disponibilizam. Quanto sofrimento!

 

Davi, o autor deste salmo, sabia o que era o sofrimento humano. Ele era um homem de guerra, um homem que sabia a dor da fome, o infortúnio da sede, o desconforto do frio, a severidade da perseguição pelo inimigo. Ele, como guerreiro, também impusera ao inimigo situações similares através das múltiplas batalhas. Quem é submetido a condições difíceis sabe bem qual é a cor da dor ou o cheiro da tragédia.

 

Assim, diante de Deus, aos pés de Jeová, Davi suplica: “Praza-te, ó Deus, em livrar-me”. Esta expressão está associada à parte 2 do versículo, constituindo-se na belíssima poesia hebraica, cuja meta não era rimar palavras, mas ideias. Praza-te está para dá-te pressa. Davi implora para que Deus o livre. E faz bem, pois o único que pode nos livrar em momentos de infortúnio é Deus. Ele está presente junto daqueles que nEle confiam. E a pressa é uma necessidade do coração. Um homem foi soterrado nos escombros de um edifício. Em todo o tempo ele lembrava-se deste versículo, pedindo a Deus que apressasse o socorro. E foi exatamente o que lhe aconteceu. Ele sobreviveu.

 

A parte b do versículo diz: “dá-te pressa, ó, Senhor, em socorrer-me”. Sim, há ocasiões em que não há mais o que esperar, não há como protelar, precisamos de uma manifestação divina em nossa vida. Por isso no Novo Testamento está escrito:  Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. (Fp 4:6). Há tempo para orar, mas há tempo para suplicar. E o salmista suplica, implora, clama, grita: “tem pressa, Senhor!” Está o ouvinte carecendo de um socorro imediato? Clame! Implore! Suplique! Que Deus lhe socorra em nome de Jesus! Amém!

 

Wagner Antonio de Araújo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...