terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1018 - JUSTIÇA E DIREITO NO TEU TRONO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 136

JUSTIÇA E DIREITO NO TEU TRONO

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 136

 

1018

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Há diversos temas em cada cântico, em cada salmo, em cada saltério. Este livro, o de Salmos, foi o primeiro hinário do povo de Deus. Ele foi dividido em 5 partes originais, aglutinadas num único volume. O salmo de hoje, o de número 89, é de um contraste gigantesco. Ele começa com expressões belíssimas de louvor ao Senhor, glorificando-O pela Sua justiça e pelo Seu direito. Descreve como foi a escolha do rei Davi e a promessa de manter a sua linhagem à frente do império israelita. E, ao final, torna-se num grande lamento, descrevendo as atrocidades que aconteceram, as derrotas de Israel frente ao inimigo e a falta de coroa para um descendente de Davi. Como sabemos o império declinou, o povo foi levado cativo, regressou e depois de Alexandre, o Grande, que conquistou tudo e morreu o império dividiu-se em quatro e o povo judeu atravessou 400 anos de silêncio divino, sem ninguém a ocupar o trono de Davi. Por isso, ao chegar Jesus Cristo, descendente de Davi, muitos pensaram que seria restaurada a coraa e o império em Israel. Frustraram-se quando Jesus foi até a cruz e morreu, apelidado de “rei dos judeus”, algo pejorativo e humilhante. Eles não concebiam que era necessário que o Messias morresse por Israel e ressuscitasse, antes de assumir, de forma gloriosa, o império, como acontecerá no fim dos tempos. Mas uma frase se destaca neste salmo tão magnífico:

 

“Justiça e direito são o fundamento do Teu trono” (Salmo 89.14).

 

Jesus Cristo afirmou: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; (Mt 5:6). Nós temos necessidade de ver a justiça ser feita. Assim, queremos que os maus paguem pelos seus erros. Queremos que os explorados recebam aquilo que lhes é de direito. Queremos ver os pais serem recompensados pelos filhos, os mestres serem honrados por seus alunos e pastores serem amados e recompensados por suas ovelhas. Este desejo de justiça faz parte de nossa imagem e semelhança de Deus.

 

Direito, algo tão fundamental e tão distante de nossa sociedade. A lei que afirma termos direito à saúde, à escola e ao trabalho não garante que isso tudo esteja disponível. Mas para aqueles que confiam no Senhor há a certeza de que Ele preservará o nosso direito no dia do juízo. Sei que o Senhor sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado. (Sl 140:12). Sim, há um Deus nos céus e que não deixará de recompensar o bem e punir o mal. O nosso Deus é um Deus de justiça e de direito. Portanto, podemos confiar nEle, cuja graça nos proporcionou perdão dos pecados em Jesus e, por Ele, o direito de entrar pelas portas de Sião, a Nova Jerusalém nos céus. Que Ele nos abençoe poderosamente. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...