terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1026 - DEUS PERDOADOR - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 144

DEUS PERDOADOR

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 144

 

1026

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Uma das razões para confiarmos que a Bíblia é verdadeira e que não há nela sombra de erro ou desejo de endeusar as suas personagens. Ela não esconde os erros dos que são mencionados e biografados. Deus não busca o engano na revelação de Sua palavra.

 

Encontramos o seguinte no Salmo 99.6,8: “Moisés e Arão, entre os seus sacerdotes, e Samuel, entre os que lhe invocam o nome... foste para eles Deus perdoador, ainda que tomando vingança dos seus feitos.”

 

O que isto significa? Significa que Moisés, Arão e Samuel foram e são pessoas muito amadas por Deus, especiais pelos ministérios que executavam, pelo papel que tiveram na formação do povo de Deus. Contudo, ainda assim, Deus não encobriu os seus erros e os seus pecados. Ele os puniu e os apontou como pecado.

 

Moisés é o primeiro citado. O herói da fé, o grande profeta dos hebreus, o homem por mão de quem Deus livrou os hebreus de Faraó, o legislador. Ele foi tão grande que disse que o Messias seria semelhante a ele, no sentido de líder e de comungante com o Criador. Porém Moisés pecou contra Deus. Ele matou um egípcio, fugindo de Faraó depois de descoberto. Ele casou-se com uma mulher não judia, quando Deus mandara manterem a linhagem. Posteriormente ele não obedeceu a Deus, quando este mandou que falasse com a rocha para que água vertesse miraculosamente. Pelo contrário, ele bateu com o seu bordão na pedra. O resultado: não entrou na Terra Prometida.

 

Arão era irmão de Moisés e foi o porta-voz de Moisés diante de Faraó. Também foi escolhido como o primeiro sumo-sacerdote e a sua linhagem como a família sacerdotal. Mas Arão pecou contra Deus. Primeiramente tornando-se artesão do ídolo que o povo de Israel pediu para que fizesse em lugar de Jeová, pois Moisés se demorava na montanha e eles queriam um ídolo. E por fim pecou na rebelião que fez ao lado de sua irmã Miriã, reclamando da liderança de Moisés. Deus puniu a Arão. Ele não entrou na Terra Prometida.

 

Samuel era um prometido do Senhor. Profeta, juiz e líder, governou os hebreus como o último legislador antes de um rei. Samuel, contudo, não criou os seus filhos nos caminhos de Deus. Os filhos não seguiram os seus passos. Deus o puniu. A sua linhagem não mais liderou os hebreus.

 

Amigo ouvinte, Deus é perdoador. Não importa o que tenha feito. Ele tem perdão, ainda que as consequências dos nossos erros possam seguir-nos pela vida. O perdão de Deus tira a culpa e Ele está pronto a perdoá-lo. Receba-o e ganhe o Seu perdão. Que Ele nos abençoe. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...