terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1016 - CIDADE DE DEUS - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 134

CIDADE DE DEUS

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 134

 

1016

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. No velho pacto entre Deus e o povo hebreu a promessa era de conceder uma terra que manasse leite e mel, isto é, fértil, maravilhosa, próspera. Esta terra foi a Palestina. Os judeus glorificavam ao Senhor por tamanha bênção e celebravam a sua capital como o centro de todo o universo. Assim lemos no Salmo 87.3: “Gloriosas coisas se têm dito de ti, ó cidade de Deus!”

 

De fato esta cidade tem uma história impressionante. Extremamente antiga, era habitada pelos jebuseus antes de Davi a conquistar. Após a conquista os judeus foram construir sua civilização em suas portas. Foi chamada “A Cidade de Davi”, “Sião”, “A Santa Cidade”. Ao estudarmos a doutrina das últimas coisas chegamos à conclusão que Jerusalém é o relógio de Deus até hoje, pois nada ali acontece incólume, despercebidamente ou à toa. Ela é hoje o “cálice de tontear as nações”: qualquer agressão aos judeus nesta cidade torna-se fato relevante para o mundo todo, reunindo, de um lado, os poucos amigos que Israel possui, e de outro as centenas de nações que odeiam a nação israelita.

 

Jesus Cristo também passou por lá. Ele amava a cidade e chorou sobre ela, tecendo duro comentário: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste! Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor (Lc 13:34-35). A Jerusalém daqui deste mundo é hoje um campo de batalhas políticas, raciais e escatológicas. Deus ainda tem um plano para ela.

 

Mas há uma outra Jerusalém, a do céu, preparada por Deus para Cristo e o Seu povo. Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; (Hb 12:22). Esta outra cidade não fica em Israel, mas no céu, e reunirá a multidão dos que creram em Jesus Cristo, sendo a sua morada de paz. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. (Hb 11:16). Oh, maravilhosa promessa, sermos herdeiros da CIDADE DE PAZ, JERUSALÉM lá do céu! Essa sim, é a cidade de Deus. A Jerusalém daqui, bem como este mundo, se desfará em brasa e fogo. Mas a do céu virá e tomará o lugar de tudo isso. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. (Ap 21:2).

 

Que Deus dê a cada ouvinte a certeza de um dia ir morar lá. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...