terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1007 - CONHECIDO É DEUS EM JUDÁ - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 126

CONHECIDO É DEUS EM JUDÁ

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 126

 

1007

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Um dos cânticos mais queridos dos hebreus é o que se encontra no Salmo 76.1: “Conhecido é Deus em Judá; grande, o seu nome em Israel”. Esta canção declara o poder de Deus ante os inimigos do Seu povo e a glória da Sua majestade. O que nos chama a atenção aqui é que, acima de tudo, Judá conhecia o nome de Deus.

 

Conhecer o nome era conhecer a pessoa. Jeová, forma aportuguesada da ideia da pronúncia do Santíssimo Nome de Deus, era o Deus de Israel. Quem conhecia o nome também conhecia a pessoa. Era algo importantíssimo ter um nome. E nós também zelamos por um nome, um bom nome. Não o queremos nas listas de devedores, de inadimplentes, ou nas manchetes criminais dos jornais. Não queremos o nosso nome envolvido em polêmicas ou jogado no lixo em fofocas e calúnias. O autor de provérbios diz: Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro. (Pv 22:1). Sim, preservar um bom nome é cuidar de si próprio.

 

Os crentes em Cristo também deveriam ter mais respeito com o nome de Deus. Há tantos comércios, tantos negócios e tantas empresas usando em vão o nome de Deus! Há tanta falta de respeito e de consideração com o Senhor! Assim diz Deus: Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (Ex 20:7). Há pessoas que em sua fala trivial, no português coloquial, colocam o nome de Deus, de Cristo, dos céus, do sangue de Jesus, como expressões de espanto. Jamais deveriam fazer isso! O nome de Deus é grande, é tremendo, é digno de respeito e de consideração. Jamais me esquecerei das orações do Pr. Israel Teixeira de Freitas quando membro da Igreja Batista em Sumarezinho. Dizia ele, no introito de cada súplica: “ETERNO DEUS”. Ele dizia com tamanha reverência, que sentíamos um tremor reverente na alma. Isto inspirou-me a glorificar o nome do Senhor em minha vida também. Jesus significa “Deus Salvador”, Emanuel é “Deus Conosco”, Cristo é “ungido, messias, o escolhido”. Nós devemos primar por respeitar e glorificar o nome do Senhor. Lembro-me de um irmão que dizia: “Quando me perguntam: o senhor é crente? Eu digo: pela graça de Deus sou um crente em nosso Senhor Jesus Cristo, que me salvou dos pecados e me deu nova vida!” Que maravilhosa explicação!

 

Prezado ouvinte, conheça o Deus em quem afirma crer. Leia a Bíblia, a Sua Palavra. Conheça a Cristo, o Filho do Deus Vivo, e receba-o como Senhor e Salvador. E tema e trema ante o glorioso nome dEle, que tem poder para salvar. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Rm 10:13). Que Assim seja. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...