quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1049 - O MELHOR INVESTIMENTO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 065

 O MELHOR INVESTIMENTO

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS
NÚMERO: 065
 

1049
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. O Salmo 128 diz o seguinte, no versículo 3: “Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa”.
 
O mundo de hoje nos inspira a investir em tudo, menos na família. Há pessoas com excelentes investimentos financeiros, ganhando verdadeiras fortunas nas aplicações da bolsa de valores. Há outros que, por força de seu trabalho produzem, empregam, expandem negócios e criam verdadeiros impérios. Contudo, o maior ativo de suas vidas anda esquecido e repleto de prejuízo: a própria família. Infelizmente isso se dá também com alguns cristãos. Eles valorizam bastante a carreira profissional, o investimento patrimonial e a conquista de certificações e diplomas, doutorados e títulos de MBA. Mas estão falidos em suas vidas familiares, à beira do próprio rompimento. Filhos não têm qualquer relacionamento afetivo com os pais; casais não possuem qualquer vínculo emocional, apenas dividem despesas e cuidam dos filhos.
 
O texto dos salmos fala de esposas no interior da casa. Fala de esposas presentes. Há esposas ausentes, tão ocupadas com a vida profissional, tão repletas de compromissos. Outras não querem ficar debaixo do mesmo teto com o marido ou com filhos rebeldes. Tudo isso é muito triste. A Bíblia fala de esposas presentes em casa, independentemente de terem ou não vida profissional externa. O marido deve envidar esforços para tornar o lar agradável e uma experiência desejada, não um local inóspito e que só traz sofrimento.  O lar é um autêntico refúgio e assim deve ser construído. Se não é, ainda está em tempo de torna-lo em um.
 
Fala também de filhos ao redor da mesa. Que coisa boa é a família unida! O que ocorre, muitas vezes, é que nem os pais e nem os filhos têm horários semelhantes. Há pais que só vêm os filhos a dormirem na cama, e filhos que só encontram os pais no final de semana. Há de se fazer algum esforço para quebrar essa corrente de solidão e investir numa agenda unificada, ainda que breve. O culto doméstico deve ser ativo, ainda que com pouco tempo diário. O final de semana deve buscar refeição em família. Enfim, todo e qualquer investimento em casa gera bênçãos sem fim. Bênção para a família presente, bênção para a posteridade.
 
Como vai a sua família? Que maridos, esposas e filhos sejam os maiores investimentos de uma vida verdadeiramente cristã. Que Deus nos abençoe. Amém.
 
Wagner Antonio de Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...