terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1006 - A UM ABATE E A OUTRO EXALTA - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 125

A UM ABATE E A OUTRO EXALTA

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 125

 

1006

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Certamente que nós já lamentamos profundamente a injustiça que pulula a passos largos junto de nós. É muito triste ver o ímpio exaltado e o justo humilhado. Quanto mais enxergamos a injustiça nas manchetes de jornais mais o nosso coração se entristece. Políticos corruptos e enganadores continuam em evidência, ao passo que pessoas sérias e corretas mantém-se fora dos locais importantes onde poderiam exercer a sua sábia influência. No dia a dia vemos a injustiça nos pequenos detalhes: um automóvel impede o outro de seguir e, de repente, quando o semáforo fecha, o delinquente passa e o bom motorista fica preso até abrir o sinal novamente. A pessoa vai ao caixa e fura a fila de todos, não dando satisfação a ninguém, e, quando esperamos que os funcionários façam justiça, estes nem ligam, sinalizando que pouco importa o nosso constrangimento. Alguém luta para responder a prova da melhor maneira e quem vence o concurso é um amigo do diretor, mesmo tendo uma prova medíocre, aquém do que deveria ser.  O que fazer diante de tanta injustiça?

 

O texto bíblico de hoje diz exatamente isto: Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta. (Sl 75:7). O que isso significa? Primeiramente o texto afirma que Deus é quem julga. E isto quer dizer que Ele está de acordo com as injustiças? Não! Jesus Cristo afirmou: Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; (Jo 14:30). Também afirmou: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. (Jo 18:36). E então? Quando o ímpio será abatido? Em vida? Alguns sim. Mas certamente no juízo final o juiz de todos condenará o injusto: E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna (Mt 25:46). Oh, maravilhosa esperança! Um dia o Justo Juiz fará justiça, inclusive contra quem viveu impiamente e morreu sem castigo! E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. (Ap 20:13). Portanto, podemos ter certeza de que Deus é justo juiz. Ele exaltará aquele que sofre por Cristo, que sofre com as injustiças, que sofre por ver tantas coisas ruins. E triunfará contra aqueles que são ímpios, que são enganadores, trapaceiros, traiçoeiros. Haverá justiça! E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? (Lc 18:7). Que o ouvinte descanse na graça de Deus, confiando a Ele o seu futuro, o seu presente, e crendo que Deus um dia julgará a cada ser humano, concedendo aquilo que todos merecem. A nós, contudo, concederá perdão que não merecemos, pois Cristo morreu por nós. Bendito seja o Seu Nome! Amém! Que Deus nos abençoe.

 

Wagner Antonio de Araújo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...