terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1004 - AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE DAVI - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 123

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE DAVI

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 123

 

1004

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Quais foram as últimas palavras das pessoas que você conheceu? Muitas pessoas importantes deixaram registradas as suas palavras derradeiras. Algumas, que conheciam a Deus, manifestaram a sua confiança na vida eterna, no perdão dos pecados e na salvação de suas almas. Outras, contudo, que viveram na impiedade, no ateísmo, na hostilidade contra as coisas de Deus, morreram tragicamente em dor, desespero e perplexidade com a aproximação da morte.

 

O salmo de hoje nos traz um dado especial. Ele diz, ao seu encerramento: “Findam as orações de Davi, filho de Jessé”. E qual foi a sua última oração? Está no Salmo 72.19: “Bendito para sempre o seu glorioso nome, e da sua glória se encha toda a terra. Amém e amém!” Que monumento à fé e à humildade humana. Davi, que poderia ter dito coisas gloriosas a seu próprio respeito, falado sobre os seus feitos, sobre o seu poder, sobre a eficácia de sua política ou sobre a importância de sua pessoa, decidiu não focar em si a atenção de sua oração, mas em Deus, dizendo que o nome de Deus era bendito para sempre e que desejava ver a glória do Senhor enchendo toda a terra! Que magnífico!

 

Uma pessoa que anda com Deus não firma os passos em si própria e nem tem a si mesma como tema necessário de suas conversas. Muitos que só pensam em si não são capazes de falar, de discursar ou de conversar sem mencionarem várias vezes a si próprias, as suas dores, as suas realizações, os seus sonhos ou os seus sentimentos. Muitos púlpitos atuais não passam de massagem egocêntrica, onde os pregadores exploram o desejo das massas em entronizar a si próprias e as suas necessidades. Davi, contudo, pensava certo: se havia algo de duradouro, eterno e essencial em sua vida era a presença de Deus, que lhe propiciara tudo o que tinha, que fizera dele o que ele fora e que permaneceria para sempre. E mais: o seu desejo era que todos viessem a experimentar o mesmo, recebendo da glória divina em suas vidas, o que traria transformação em todo o mundo, em todas as sociedades, em todas as comunidades humanas. Sim, isto é o tema de uma vida cheia da presença de Deus! Bendito seja Deus, glorificado seja Deus, que o Seu nome seja exaltado! O nome de Deus, no velho testamento, é impronunciável, pois as vogais não foram preservadas. Mas no Filho de Deus temos um nome a pronunciar, que está acima de todo nome, dito em todas as línguas com a sonoridade que for, mas que aponta na mesma direção: DEUS SALVADOR, DEUS CONOSCO, EMANUEL, JESUS CRISTO. Este é o nome que deve cobrir toda a terra, trazendo salvação a todos os povos. Caro ouvinte, que tal adaptar a temática de suas orações, conversas, textos, mensagens, aulas, ao padrão DEUS PRIMEIRO e depois você mesmo? Quem faz isso viverá eternamente, pois exaltou ao Deus eterno e único, que reinará para sempre. Que Deus a todos abençoe. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...