quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

memórias literárias - PARA NÃO PECAR - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 072

 PARA NÃO PECAR

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS
NÚMERO: 072
 
1041
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Assim diz o Salmo 119 versículo 11: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Assim se expressou o salmista diante da realidade do pecado, que é a desobediência contra Deus e da seriedade das consequências disto. Um crente deveria viver uma vida sem pecado. Hoje está em moda uma teologia que diz não existir mais pecado. Sabemos quem foi o idealizador da mesma: Satanás. Ele sempre questionou a Palavra de Deus, desde o Édem; na voz da serpente indagou a Eva: “É assim que Deus disse?” Pecar agride ao Senhor. Encontramos no Velho testamento: A alma que pecar, essa morrerá; (Ez 18:20). E no Novo: Qualquer que é nascido de Deus não vive a pecar; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. (1Jo 3:9).
 
Qual é o segredo para não se viver pecando? Ter Cristo no coração. Aqui é o segredo da vitória. E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1Jo 5:4). E qual a arma que nos habilita como bons combatentes contra o pecado? A Bíblia, a Palavra de Deus: Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Ef 6:17). Como fazer isso?

Quando tivermos oportunidade de falar da vida alheia a Bíblia guardada no coração nos lembrará do seguinte: Irmãos, não faleis mal uns dos outros. (Tg 4:11).
 
Quando surgir uma chance para sonegar, para roubar, para extorquir, para tomar o que não é nosso, Deus trará à mente o texto bíblico: Não furtarás. (Ex 20:15).
 
Ao sermos expostos à pornografia involuntária ou à cobiça de alguém que cruzar o nosso caminho, nos lembraremos do seguinte: Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. (Mt 5:28).
 
Quando formos ofendidos por alguém e quisermos nos vingar, lembrar-nos-emos do que diz a Bíblia: Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. (Ef 4:26).
 
Isso é guardar no coração a Palavra de Deus. Conhecê-la para a cumprir. Guardá-la na mente para lembrar-se dela quando o momento apropriado chegar. E tê-la como rocha onde edificaremos a nossa fé.
 
Que Deus abençoe a cada ouvinte, para que guarde no coração a Palavra de Deus. Amém.
 
Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...