domingo, 27 de dezembro de 2020

memórias literárias - 961 - GUARDA-ME DA SOBERBA - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 079

GUARDA-ME DA SOBERBA

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 079

 

961

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. O livro dos Salmos é um livro de vida. Ele nos mostra o que Deus faz, o que nós fazemos e o que deveríamos fazer. Não é diferente no texto que abordaremos hoje. Trata-se do Salmo 19.13: “Também da soberba guarda o teu servo; que ela não me domine; então serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão”.

 

É muito comum, infelizmente, sermos invadidos pela soberba. Soberbia é o sentimento de superioridade diante dos que ficaram abaixo de nós. Vemos isso costumeiramente em pessoas que antes eram simples e comuns. Um candidato à política, quando ganha, esquece de suas origens e torna-se arrogante e metido, esquecendo-se de que foram os votos dos seus iguais que o colocaram ali. O mesmo se dá com artistas. Quando desconhecidos, querem tirar fotografias e conceder autógrafos até para quem não pediu. Quando se tornam ricos e famosos consideram os fãs importunadores e escondem-se daqueles que consomem a sua arte. Quantas vezes vemos familiares que prosperaram durante a vida e se esqueceram dos que não conseguiram o mesmo sucesso!

 

Infelizmente isso não acontece apenas com as outras pessoas. Muitas vezes ocorre conosco também! Basta termos um pouquinho mais, basta contarmos com um diploma de faculdade ou com um negócio próprio, que nos tornamos soberbos e repletos de barreiras. Pode acontecer que olhemos com desprezo os nossos antigos amigos, que nos esqueçamos da nossa origem humilde ou que não façamos caso dos nossos mestres, que nos ensinaram o que sabemos. Quantos recebem promoções no trabalho e desprezam aqueles que lhes ensinaram o ofício inicialmente! Na vida cristã, infelizmente, isso também é comum! Lembramo-nos daquele pastor humilde ou daquele crente analfabeto, que nos ensinou os primeiros passos na vida cristã. Hoje, quando sabemos um pouco mais, os desprezamos, achando-os tão simples e pequenos. Infelizmente poucos são os que honram  aqueles que nos conduziram a Cristo, que nos apresentaram o evangelho. Pelo contrário, às vezes até zombamos de sua simplicidade. Soberbia! Um mal perene. Por isso o salmista diz: “Da soberba guarda o teu servo”.

 

Vamos analisar o nosso comportamento: temos abrigado a soberbia em nossa vida? Nós nos achamos melhores do que os outros? Nós nos tornamos inacessíveis aos nossos amigos e familiares depois de conseguirmos boas profissões ou um conhecimento esmerado? Nós nos tornamos arrogantes depois de subirmos os degraus da vida eclesiástica? É hora de nos arrependermos e de pedirmos perdão, orando como o Salmista: “Da soberba guarda o teu servo.” Que Deus nos guarde disso em nome de Jesus. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1487 - EU ERA ...

  EU ERA ... 1487   "Eu era uma igreja. Hoje sou um centro muçulmano de revolução islâmica."   "Eu também era uma igre...