terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1032 - TENTARAM A DEUS NA SOLIDÃO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 149

TENTARAM A DEUS NA SOLIDÃO

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 149

 

1032

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  Alguns salmos são didáticos e são usados pelos judeus para ensinar-lhes a história de seu povo, sem esconder os erros dos antepassados. Um destes maravilhosos salmos é o de número 106. Assim está escrito no seu versículo 14: “Entregaram-se à cobiça, no deserto; e tentaram a Deus na solidão”. O que significa isso?

 

O contexto diz que os hebreus estavam a sair do Egito, rumo à terra prometida. No caminho eles foram perseguidos por Faraó, cujo exército foi totalmente afogado no Mar Vermelho, depois da passagem dos hebreus em seco. Afirma o salmo que em pouquíssimo tempo eles se esqueceram de tão grande livramento e não lhe aguardaram os desígnios, mas quiseram seguir os seus próprios caminhos. Diz o texto que eles tiveram o que desejaram, mas pereceram pela má escolha. Eles invejaram a posição de Moisés e viram a terra tragar os opositores do servo do Senhor.

 

Por que se esqueceram do grande livramento acontecido no Mar Vermelho? Por que se esqueceram da grande luz que os acompanhava de noite e da nuvem que os acompanhava de dia? Por que se esqueceram das águas que brotavam da pedra, das codornas que lhes encheram a barriga e do maná que o Senhor concedia para a sua alimentação? Porque cobiçaram o que era do outro e tentaram a Deus no meio de sua solidão.

 

Sim, a tentação existe e está presente. Jesus Cristo nos ensinou a orar, dizendo: “Pai, não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”. Também o Apóstolo Paulo afirma que o diabo anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Deus permite a nossa tentação para nos experimentar. E o faz no deserto e na solidão de nossa vida. Jesus Cristo foi tentado no monte da solidão. Por quarenta dias esteve só e Satanás o tentou 3 vezes, mas Ele venceu as agressões. Nós também somos tentados em nossa solidão. Às vezes parece que o céu é de bronze e que nossas orações não são atendidas. Outras, que todos nos abandonaram e que ficamos sós. Ainda há tempos em que tudo parece dar errado. Se esperássemos nos desígnios de Deus venceríamos a tentação e ganharíamos a bênção divina. Mas nos esquecemos de tudo o que o Senhor já fez e cedemos ao mal. Não convém que seja assim, prezado ouvinte. Assim diz a Bíblia: Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. (Tg 1:12). Há uma recompensa para aquele que suporta a hora da solidão, a hora da oração não respondida, da provação, da tristeza, da injustiça e do abandono. A vitória está em orarmos como o Senhor Jesus orou: “Não se faça como eu quero, mas como tu queres”. Quem procede assim não sucumbe e vence. Nele se cumpre a palavra: “E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé (conforme I João 5.4). Que sejamos vencedores na hora do deserto e da solidão e que tenhamos confiança nos desígnios de Deus. Amém!

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...