segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

memórias literárias - 993 - HÁ RECOMPENSA PARA O JUSTO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 115

HÁ RECOMPENSA PARA O JUSTO

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 115

 

993

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Diz assim o Salmo 58.11: “Na verdade, há recompensa para o justo; há um Deus, com efeito, que julga na terra”.

 

Este salmo é bastante triste. Ele fala contra os juízes de Israel que, ao invés de fazerem a justiça mediante a verdade e a Palavra de Deus, engendravam e realizavam o mal, a injustiça, a violência e o favorecimento dos próprios criminosos. O Salmista diz que o ser humano já é mal desde o seu nascimento e revela-se ao longo da vida, demonstrando toda a sua iniquidade. Por fim ele tem esperança em Deus, que um dia recompensará o justo diante de toda a maldade na terra.

 

Nós, no Brasil, contemplamos entristecidos a mesma realidade em nossos órgãos públicos: a injustiça. Os ricos podem recorrer de suas sentenças em liberdade até que seus crimes expirem à luz do tempo e dos homens. Os pobres, entretanto, ficam presos sem nenhum recurso, pois não podem pagar os advogados. Muitas vezes ficam mais tempo ainda na prisão, esquecidos pelo sistema falho e cheio de corrupção. Quando vemos os altos impostos que pagamos e o péssimo serviço público que nos é devolvido sentimos nojo de nossos homens públicos. Quando somos lesados mês após mês com salários baixos e com impostos retidos na fonte e com nenhuma esperança de dias melhores, o nosso coração dói. Não era apenas em Israel que os juízes eram maus; aqui também o são, com algumas exceções.

 

O salmista declara: “há recompensa para o justo”. E quando será essa recompensa? Há tantos que morem sem verem as suas causas julgadas e com sentenças justas! O meu pai, por exemplo, entrou com uma ação em 1963 contra um salário abaixo do que havia sido prometido aos bancários. Ele e praticamente todos os demais morreram sem verem o resultado deste processo. Onde a recompensa diante de tantos que são mortos injustamente? Onde há esperança diante de tantas coisas ruins? Jesus Cristo nos aponta onde: E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos. (Lc 14:14). Cristo promete que haverá uma ressurreição, que nós, os que cremos nEle, seremos ressuscitados e transformados. E então uma recompensa estará reservada para aquele que foi justo. Não há justos no mundo, pois somos pecadores. Mas aquele que busca a santidade, a honradez, a justiça e a verdade poderá ter certeza de que Deus não o deixará sem galardão. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. (Ap 22:12)

 

Caro ouvinte, não esmoreça em fazer o que é justo, pois um dia, na eternidade, colheremos o fruto de uma vida correta. Que Deus nos abençoe.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...