segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

memórias literárias - 989 - TEMORES INFUNDADOS - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 111

TEMORES INFUNDADOS

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 111

 

989

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Diz assim o Salmo 53 versículo 5: “Tomam-se de grande pavor, onde não há a quem temer;”

 

Quando eu era pequeno costumava estar à cozinha da casa de minha tia Sebastiana, na roça, escutando-a contar os seus “causos” de assombração. Ela contava aquelas mentiras com tamanha convicção que eu ficava apavorado! Lembro-me de ouvir ruídos no telhado e então pensar nas ditas assombrações. Quando cresci descobri que eram camundongos que caminhavam livremente pelo teto, no lado de fora, naqueles idos anos da infância.

 

Depois eu cresci e tive medo de servir ao exército. Havia tanta conversa boba sobre o assunto, sobre os testes de sobrevivência, sobre a vergonha que os antigos nos fariam passar, que dias antes do alistamento eu já perdia o meu sono. Por fim sequer fui chamado, pois estava acometido por doenças cardíacas.

 

Também me lembro do suposto fim do mundo, anunciado na TV em 1973, com um meteoro que poderia cair sobre a Terra. Eu tinha 8 anos. Lembro-me que o céu estava nublado e eu enxergava monstros que iriam comer as casas. Tudo isso era fruto do medo, ou como o versículo afirma, temores infundados, ter medo onde não há de que temer!

 

Satanás, o nosso adversário, procura destruir a paz de nosso coração com as suas ilusões. Somos criados na cultura do medo. Os filmes que mais vendem nos distribuidores de vídeos são os de terror e de ameaça, ao lado da pornografia. Nós cultivamos o medo. Medo de câncer, medo de assaltos, medo do desemprego, medo de crises, medo de morrer. Os jornais exploram o medo, os mercados financeiros surfam nas ondas do medo.

 

Jesus Cristo, o Senhor, afirmou categoricamente várias vezes: “Não temais!” E por que ele assim orientou? Porque o medo é um inimigo e uma ameaça; o medo é uma oração oculta. Ao temer estou crendo que aquilo irá acontecer. Assim, se eu creio que a situação será assim, pode ser que a minha fé seja suficiente para torná-lo real. Medo de acidentes: eu não sossegarei enquanto não passar por um. Medo de câncer: eu não me aquietarei enquanto algum exame não detectar anomalias. Medo do desemprego: viverei o pânico até tornar-me insuportável na empresa.

 

Uma das promessas bíblicas sobre Jesus Cristo é a de que Ele seria o Príncipe da Paz. Nós podemos desfrutar a paz de Jesus em nossa vida. Você já a possui? Entregue-se a Cristo e desfrute da alegria de viver sem medo. “Não temais!”, disse Jesus. Não temamos, pois! Amém!

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...