segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

memórias literárias - 984 - NO MEIO DO TEU TEMPLO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 086

NO MEIO DO TEU TEMPLO

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 086

 

 

984

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Um dos momentos mais preciosos na vida do crente de Israel, no tempo dos salmos, era estar no Templo do Senhor. Ali ele poderia prestar a Deus um culto completo. Assim lemos no Salmo 48.9: “Pensamos, ó Deus, na tua misericórdia, no meio do Teu templo”.

 

Para ele era importante meditar na misericórdia do Senhor enquanto cultuava no Templo. E havia mesmo muito que agradecer. Israel fora um grande milagre. Desde a chamada de Abraão, a geração de Isaque, Jacó e os patriarcas, o estabelecimento no Egito e a sua libertação nos dias de Moisés, a posse da terra prometida e o estabelecimento de um império fenomenal. Tudo isso tinha vindo da mão de Deus. Israel pode continuar a encontrar mais motivos: depois de sua extirpação por Babilônia, foi novamente reconstituída, destruída novamente no primeiro século da era cristã e em 1948 voltou a ser uma nação. Como, senão pela misericórdia de Deus, poderia ter acontecido tanta coisa maravilhosa para com este povo?

 

Nós também encontramos neste texto um comportamento exemplar para se estabelecer nos nossos templos, que não o são propriamente dito, pois hoje o templo é o próprio crente. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1Co 6:19). Mas em nossas casas de oração, nossas capelas, onde adoramos a Deus. Quanto bem faríamos se deixássemos de proceder como se estivéssemos num clube, num mercado ou num salão de eventos, e agíssemos como se estivéssemos num encontro verdadeiro com Deus? E de fato é isto que devemos fazer num culto: buscar a Deus de todo o nosso coração, com temor e tremor. E nessa busca deveríamos pensar na misericórdia dEle para conosco.

 

Nós sobrevivemos, enquanto tantos já morreram! Nós tivemos pais ou instituições que nos criaram, enquanto tantos morreram sem cuidados. Nós tivemos acesso aos estudos e ao trabalho, enquanto outros não o têm. Nós temos olhos, boca, nariz, pernas, quase todos os membros a funcionar corretamente, enquanto outros não possuem isso. Nós temos família, temos amigos, temos uma casa, enquanto há tantos que não têm. E, principalmente, nós conhecemos a verdade, que nos libertou e nos conduziu aos pés de Cristo, que salva a nossa alma da morte e do Inferno, dando-nos uma morada no céu! Quantos motivos para pensarmos por horas nas misericórdias de Deus para conosco!

 

Prezado ouvinte, ocupe os seus pensamentos com as misericórdias do Senhor. Ele tem sido bondoso e generoso e deve ser louvado por isso. Que Ele nos abençoe. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...