terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1030 - MEDITAÇÃO AGRADÁVEL - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 070

 MEDITAÇÃO AGRADÁVEL

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS
NÚMERO: 070
 
1030
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  O livro de Salmos é uma fonte inesgotável de tesouros divinos. Meditemos neste: “Seja-lhe agradável a minha meditação; eu me alegrarei no Senhor”. (Salmo 104.34)
 
Um dos maiores trunfos dos laboratórios farmacêuticos é a produção de remédios para acalmar a mente das pessoas. Vivemos estressados, preocupados, cheios de ansiedade, com a mente em constante ebulição. As informações chegam de todas as partes, as notícias pululam na tela de nossos celulares e não há um minuto sequer de descanso. Empresários vivem tensos com a produção, a lucratividade ou com os roubos de carga; funcionários perdem o sono com pensamentos de carestia e de falta de recursos mínimos para pagarem as contas. Estudantes ocupam-se com preocupações estudantis. E o país inteiro vive a incerteza política, com notícias bombásticas a cada segundo. Quando temos um tempo livre, enchemos a mente com filmes de terror, de zumbis, de ocultismo, ou de esportes em campeonatos que nunca acabam e que diferença alguma farão em nossas vidas. Como nos livrarmos disto? A resposta do mundo é o entretenimento e os remédios controlados.
 
Mas a resposta divina é bem outra. Assim diz o texto: “Seja-lhe agradável a minha meditação”. Nós nos esquecemos de que somos senhores de nossas mentes e podemos controlar o que ocupa o pensamento! A nossa mente é uma terra adubada; tudo o que é plantado produz. Assim, se plantarmos ao longo do dia tensão, preocupação, medo e furor é isso que colheremos em nós mesmos. Sorvemos veneno e queremos ter saúde mental perfeita; assim não é possível! Por isso o texto de Paulo em Filipenses assim diz: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Fp 4:8).
 
Eu posso restringir os meus pensamentos! Eu posso escolher em que pensar! Eu posso agradar ao Senhor com as minhas meditações. Para isso eu tenho que filtrar a minha atenção. Se algumas coisas não edificarem, não forem boas, não trouxerem alegria ou sadia orientação, deverão ficar de fora de minha atenção. Se forem boas deverão me ocupar. Há quanto tempo não assistimos um documentário instrutivo, ouvimos uma música clássica, desenvolvemos uma brincadeira famíliar ou não participamos de um culto ao Senhor com profunda atenção? Mude os hábitos de meditação; seja seletivo e acalme a alma, obtendo sono saudável, paz de espírito e profunda melhoria de suas sensações interiores. Alegremo-nos no Senhor! Que Ele nos abençoe. Amém.
 
Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...