quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1040 - LOUVAI-O TODOS OS GENTIOS - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 155

 LOUVAI-O TODOS OS GENTIOS

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 155

 

1040

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Se há algo maravilhoso no Antigo Testamento é o direcionamento que faz em não perpetuar a separação étnica entre judeus e gentios, mas aglutiná-los debaixo da mesma adoração a Deus. Eu explico.

 

Gentios é o termo usado para “outras gentes” que não os israelitas. O pacto do Antigo Testamento foi feito entre Deus e os hebreus, não entre Deus e os outros povos. Assim, infelizmente, no coração deles criou-se o mito de que Deus não aceitaria e não se relacionaria com mais ninguém a não ser com judeus. Mas o Velho Testamento, de quando em quando, traz do próprio Deus palavras inclusivas que nos consolam, confortam e tiram o temor de estarmos excluídos de Seu coração. “Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, louvai-o todos os povos” (Sl 117.1)

 

Deus jamais objetivou rejeitar os que não eram descendentes de Abraão. Ele prometeu que um dia enviaria o Seu Filho como luz para os gentios, como o farol a iluminar a toda gente. Ouçamos: Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. (Is 49:6); Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. (Is 42:1).

 

Ao vir Jesus Cristo ao mundo, cumpriu-se o amor de Deus por todos os povos. Assim está escrito: Veio para o que era seu (os judeus), e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam (os gentios) deu-lhes o poder de serem chamados de filhos de Deus. (Jo 1:11-12). O Apóstolo Paulo, a falar sobre o muro que o judaísmo fez contra todos os outros povos, expressou-se da seguinte forma quanto ao Novo Testamento, o novo pacto feito entre Deus e a humanidade: Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, (Ef 2:14-15).

 

Por isso, ao terminar esta meditação, uno-me aos anjos que cantaram junto ao berço de palha do Senhor Jesus, dizendo: “Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens (Lc 2.14).

 

Caro ouvinte, não precisamos ser judeus para sermos povo de Deus. Em Cristo fomos feito um só povo, o Israel de Deus, o sacerdócio real, a nação santa, comprados pelo sangue de Jesus. Aleluia por tão grande salvação! Amém!

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...