terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1013 - Ó DEUS, NÃO TE CALES! SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 132

 Ó DEUS, NÃO TE CALES!

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 132

 

1013

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Eu chamaria o Salmo 83 de “Salmo do Desespero”. Sim, porque Asafe, que o compôs, expôs as tramas das nações da época, unidas num mesmo ideal, que era de destruir a Israel, invadindo a sua terra e destruindo o seu povo. Ele cita outras batalhas e outros heróis do passado, pedindo a Deus para repetir as mesmas vitórias e os mesmos feitos. E inicia tudo isso com um clamor: “Ó Deus, não te cales” (Sl 83.1).

 

Nós temos sede de justiça, de ver as coisas certas acontecerem, de não ver o pobre e o fraco desamparados. Nós queremos que o bem triunfe sobre o mal. No caso de Israel eles estavam colhendo do fruto da própria desobediência. Se tivessem escolhido viverem de forma justa e santa diante de Deus nada teria acontecido e a grandeza do império de Israel, manifestada nos tempos de Davi e de Salomão teria permanecido. Infelizmente, porém, por culpa de seus pecados, deram brecha a Satanás e o mal uniu-se contra eles.

 

Nós também atravessamos por dificuldades avassaladoras em nossas vidas. Uma enfermidade, por exemplo, vem tirar a paz de nossa vida, colocando a nós ou um familiar em leito de dor, sorvendo as nossas forças e tirando a nossa esperança. Outras vezes é o desemprego que arranca o nosso salário e tira o sustento de nossas mesas, levando-nos ao desespero e á busca de uma solução, ainda que paliativa. Outras vezes é a injustiça que conosco fazem, condenando-nos injustamente e trazendo sobre nós consequências de atos que não fizemos! Nessas horas somos levados a dizer o mesmo que o salmista: “Ó Deus, não te cales!”

 

Precisamos do socorro de Deus para as nossas horas difíceis. Mesmo que tenhamos seguido caminhos tortuosos, Deus é suficientemente amoroso e capaz de corrigir-nos, de restaurar-nos e de impor derrota aos nossos inimigos, concedendo-nos a vitória. E quem são os nossos inimigos? Primeiramente o pecado que tenazmente nos assedia. Se o Senhor nos revestir poderemos obter a vitória. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tg 4:7). Satanás, o adversário, também é nosso inimigo e podemos enfrentá-lo com a armadura de Deus. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (Ef 6:13). Há vitória para quem busca a Deus. Por isso podemos clamar com confiança: “Ó, Deus, não te cales!" Que Deus nos abençoe, ajude e socorra, trazendo-nos paz, vitória e a certeza de que a fé vence a qualquer obstáculo. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1Jo 5:4). Que o ouvinte tenha vitória em todas as circunstâncias de sua vida, é o nosso desejo. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...