quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1056 - É DEUS QUEM DÁ A CHUVA - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 168

 SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

Pr. Wagner Antonio de Araújo
 
168 - É DEUS QUEM DÁ A CHUVA - SALMO 135.7
 
1056
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.
 
Antigamente a fé era a única explicação para a vida. Não a fé bíblica, propriamente, mas aquilo que a Idade Média ensinava como fé, independente de ser bíblica ou não. Ao fim da Idade Média os homens ressuscitaram a filosofia e chegou o iluminismo. O homem passou a ser o centro e a atenção de tudo e a ciência passou a ser a única explicação para tudo. O pêndulo saiu de um extremo e foi para o outro. Hoje as pessoas acham que a ciência é tudo e que a Natureza é a única responsável pela existência da vida. Eles consideram que não há Deus é que tudo é um grande acidente. Acreditam que tudo é fruto do bem ou do mal que nós provocamos em nosso planeta.
 
O Salmo 135.7 diz assim: “Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair o vento dos seus reservatórios”.
 
Não ignoramos que o planeta está desgastado pelo mau uso que a humanidade multiplicada tem feito dele. Não ignoramos o efeito estufa, o desmatamento, as indústrias químicas que poluem, o gás carbônico, o plástico reproduzido de forma descontrolada, a devastação etc. Porém chuvas, secas, geadas, tempestades não surgiram agora. O mundo atravessou um dilúvio e não foi fruto de devastação humana. Deus trouxe seca sobre Israel nos dias de Elias e não foi resultado de poluição ambiental. A seca que sobreveio ao velho Egito dos dias de José não foi originada da poluição industrial.
 
Deus tem o controle da Natureza. Deus é real, é pessoal, Ele é quem permite que algo aconteça ou que deixe de acontecer. Jesus acalmou uma tempestade sobre o Mar da Galileia e isso não foi fruto do acaso. Eu me lembro quando comemorávamos o Dia da Bíblia. Havia uma tempestade que iria cair em toda a região. Estávamos num tablado a pregar a Palavra de Deus. O medo de dispersar a multidão era grande. Um irmão foi até a parte de trás, dobrou os joelhos e intercedeu ao Senhor, pedindo graça e favor, para que aquelas vidas se convertessem e que não chovesse enquanto a mensagem era apresentada. Choveu ao redor em toda a parte, mas a praça estava seca. Quando o culto terminou a tempestade desabou. Deus é Senhor da natureza. Confiemos em Sua graça e em Seu favor. Peçamos misericórdia pelo nosso país, para que haja menos secas, menos tempestades e maior normalidade climática. Oremos ao Senhor. Que Ele nos abençoe. Amém.
 
Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...