terça-feira, 29 de dezembro de 2020

memórias literárias - 1005 - DIA E NOITE SÃO OBRAS DE DEUS - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 122

DIA E NOITE SÃO OBRAS DE DEUS

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMÓS

NÚMERO: 122

 

1005

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Há tempos ensolarados em nossa vida, rejubilosos, cheios de festa e de brilho. Outros tempos, contudo, são tenebrosos, são sombrios, são solitários, são tristes, tardam em passar. Mas há uma verdade contida no Salmo 74.16 que nos traz uma notícia maravilhosa: “Teu é o dia; tua, também, a noite; a luz e o sol, tu os formaste”.

 

Nos momentos de alegria, de realização, de felicidade, Deus está presente. Quando o nosso filho nasce, quando um amigo sai do hospital com o problema sanado, quando alguém que amamos se forma na faculdade ou quando adquirimos a casa própria, vemos claramente as bênçãos do Senhor. Pena que muitos de nós não celebramos diante de Deus as realizações de nossa vida, seja por esquecimento, seja por desinteresse, seja porque o fizemos sem consultar a vontade dEle. Ganhar a vida e não ganhar a bênção de Deus é perder tudo. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mt 16:26). Nós chamamos de DIA aos momentos festivos.

 

Mas a vida também é feita da noite, da escuridão, da ausência do sol. São momentos difíceis pelos quais passamos no decorrer dos anos. Sempre há um ente querido que se vai e que leva um pedaço de nosso coração. Outras vezes é uma longa enfermidade que demande tempo, paciência, sofrimento e recursos que muitas vezes não temos. Outras vezes são os momentos de desemprego, de falta de dinheiro, de ausência de amigos, de privações. Como são difíceis estes dias! Perder um filho, receber um diagnóstico de enfermidade letal, ser demitido da empresa ou perder um processo que julgávamos ganho são momentos amargos, horas escuras, a noite pela qual passamos.

 

O texto diz que o dia e a noite são de Deus. O sol e a lua são criação de Deus. Portanto, a luz do sol pode ser reproduzida no luar da noite e clarear o caminho do andarilho na estrada do tempo. Isso nos lembra o Salmo 23 que diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo”. Que bela confiança havia em Davi e que maravilhosa oportunidade temos de manter no coração a mesma confiança! Deus é Deus do dia, mas também é Senhor da noite! Ele governa todas as coisas e pode transformar as nossas trevas em brilhante luz! Assim diz a Bíblia: E a tua vida mais clara se levantará do que o meio dia; ainda que haja trevas, será como a manhã. (Jo 11:17).

 

Que assim seja na vida de cada ouvinte e que Deus a todos abençoe. Amém.

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...