segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

memórias literárias - 986 - NO DIA DA ANGÚSTIA - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS - NÚMERO: 054

NO DIA DA ANGÚSTIA

SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS

NÚMERO: 054

 

 

986

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Maravilhosa palavra encontramos no Salmo 50.15: “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”.

 

A angústia aparece em nossas vidas de forma inusitada. Quando tudo parece andar bem, quando os negócios progridem, quando a saúde está em ordem e não há nada que vislumbre uma tempestade, surgem as surpresas: um acidente de automóvel, uma doença grave, a demissão do emprego ou a morte de um familiar. Só Deus sabe o quanto isso é difícil. São as angústias da vida!

 

O salmista, ao escrever este texto tinha muita experiência disto. O povo de Israel poderia ter vivido grandes êxitos e contínua felicidade se tivesse obedecido à Lei do Senhor. Contudo, por causa de maus líderes e do sincretismo religioso da população, isto é, a mistura com as religiões pagãs, foram invadidos por Babilônia, levados como exilados e sofreram horrores. Quando voltaram não era fácil reconstruir a vida. Assim também muitas de nossas angústias foram provocadas por nossos próprios atos. Às vezes saímos da penúria e nos encontramos em prosperidade e em ascensão. Quando chegamos ao topo nos esquecemos de Deus, que nos conduziu, e das pessoas que estenderam as suas mãos para nos auxiliarem. Então vem o aviso bíblico: “O orgulho precede a queda” (Provérbios 16.18). Então caímos duramente e sofremos, sofrendo enorme angústia. Poderíamos ter evitado a situação, mas não o fizemos.

 

Outras vezes, contudo, não fomos os responsáveis. Jó, por exemplo, não foi responsável pela tragédia que o acometeu. Era um homem rico, de grande prole e muito temente a Deus. Contudo, por causa de Satanás, perdeu os filhos, perdeu a riqueza e perdeu a saúde. Estava em angústia. Mas ali mesmo ele experimentou o consolo divino: Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele. (Jo 13:15). E nós sabemos como a história terminou: Jó enfrentou a crise, aguentou firme, ainda que entristecido. Ao final ele foi recompensado: sua riqueza dobrou, sua prole foi reconstituída e ele tomou os bisnetos no colo. Aleluia!

 

Quem invoca, clama, suplica ao Senhor dos senhores no meio da angústia receberá livramento e glória. Livramento da angústia, que nem sempre significa sair da situação. Paulo, o Apóstolo disse: Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. (Fp 4:11). Paulo ficou livre da angústia. E em lugar da reclamação passou a glorificar ao Senhor.

 

Que tal, amigo ouvinte, fazer o mesmo? Está angustiado? Clame a Deus! Ele o livrará da angústia e o seu coração louvará com alegria o Santo Nome dEle! Que Deus nos abençoe, amém!

 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...